Com 12 anos de idade, um garoto chamado Luiz MaurĂcio – que depois veio a se chamar Lulu Santos – viu Roberto cantar na extinta TV Rio, e soube o que iria fazer pro resto da vida. Aos 18, Maria Bethânia o viu no programa da Jovem Guarda e – segundo ela mesma – mudou tudo que sabia sobre mĂşsica. Ao todo, sĂŁo mais de 140 tĂtulos, entre CDs, LPs etc…de artistas nacionais e internacionais que já lançaram mĂşsicas de Roberto. Isso, mas de longe nĂŁo sĂł isso, mostra o tamanho da entidade Roberto Carlos.
Desde seu inĂcio cantando Rock atĂ© os dias atuais, RC caminhou sobre o sucesso, aliando duas caracterĂsticas que muitos gĂŞnios da mĂşsica possuem, mas que geralmente sĂł uma delas Ă© destacada. A primeira, obviamente, o talento pra mĂşsica e a segunda Ă© um profundo conhecimento do mercado musical vigente. De Rolling Stones a Madona, de MJ a Kiss, todos que, como o rei, souberam se modificar e se atualizar conforme o que o momento pedia, se mantiveram e relevância. E ninguĂ©m, aqui no Brasil, Ă© mais relevante musicalmente que Roberto.
RC explodiu com a Jovem Guarda, causando histerias a nĂvel de Beatles, nos anos 70 – principalmente apĂłs os famigerados shows do CanecĂŁo – se transformou num crooner romântico a lá Frank Sinatra, incorporando em suas apresentações uma orquestra e muito romantismo. Hoje se mantĂ©m no trono das grandes estrelas da histĂłria da MPB por sua obra.
É difĂcil definir Roberto, pois ele nĂŁo canta sĂł romance, canta a vida, a coisas simples, a sua mĂŁe. Talvez a grande genialidade do rei seja se manter sempre em uma linha tĂŞnue de recado e simplicidade. Ele canta – muito – sobre amor, quase sempre sem ser brega. Canta sobre as coisas do dia a dia sem entediante, atĂ© mĂşsica gospel ele faz com sutileza.
É claro que, como grande parte dos artistas desse nĂvel, a pessoa Roberto nem sempre Ă© tĂŁo louvável quanto o artista. Mas talvez isso fique para outra conversa. Hoje Ă© dia de celebrar um artista Ămpar de talentos extraordinários que jamais desafina. Na mĂşsica, merecidamente o rei.
Samuel M. Bertoco Ă© formado em Marketing e Publicidade