Pesquisar
Close this search box.

Prado Ferreira iniciou o Programa Profissão 4.0

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Prado Ferreira iniciou o...
    A Assistência Social de Prado Ferreira iniciou o seu Programa Profissão 4.0 em que oferece cursos de Informática Básica, Robótica Básica, Robótica Avançada, Programação de Arduíno e Instrutor de Robótica e Tecnologia. O programa foi iniciado na semana passada com aulas na Biblioteca Cidadã Paulo Freira.

    O Programa foi instituído em 2019 por uma lei municipal do então prefeito Silvio Damaceno e foi iniciado naquele ano. Em 2020, as turmas montadas não terminaram seus cursos por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “O Profissão 4.0 tem por objetivo de trazer capacitação e orientação profissional para as crianças, adolescentes, jovens e adultos. Isso na área das novas tecnologias”, explicou Mariana Fernandes Lopes Pinheiro, diretora do Departamento de Assistência Social.

    “O termo 4.0 é por conta da nova revolução industrial, que é baseada nas máquinas e em automação”, ressaltou Mariana. A diretora também explicou que o Programa foi colocado na Assistência Social para ser mais abrangente e atender toda a população. “O Profissão 4.0 é um incentivo ao empreendedorismo”, afirmou Mariana.

    O curso de Robótica Básica foi iniciada no dia 11 com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, e é direcionado para pessoas a partir de 12 anos de idade. Já o curso de Robótica Avançada foi iniciado no dia 12 de maio, com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. No dia 13, foi a vez do curso de Arduíno e, no dia 14, teve início o curso de Instrutor de Robótica e Tecnologia. 

    No curso de Arduíno, os alunos aprenderão como criar projetos de automação com o Arduíno utilizando os conhecimentos de programação e eletrônica. O Arduíno utiliza o método de ensino STEAM, conceito de ensino interdisciplinar que integra as Artes às disciplinas de Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), e Mathematics (Matemática). Enfatiza a aprendizagem na prática através de projetos reais e os desafios encontrados fazem com que as pessoas adquiram habilidades abrangentes, como pensamento crítico e solução de problemas, criatividade e inovação, comunicação, colaboração e empreendedorismo…

    A coordenadora do projeto, Ana Paula Rodrigues, lembra que os alunos e alunas do Profissão 4.0 estão recebendo um curso adicional na Máquina de Corte a Laser. “Infelizmente, não temos mais vagas para os cursos, pois todas as turmas já estão fechadas”, concluiu a coordenadora Ana Paula.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: