Com o objetivo de fomentar um trabalho de conscientização com a população e, ao mesmo tempo, ajudar os catadores de serviço de recicláveis do município, a Prefeitura de Jaguapitã lançou há três meses a campanha “Coleta Premiada”. Segundo Fernanda Giorgetti, secretaria do Meio Ambiente, a proposta é sortear brindes (que são doados por comerciantes da cidade) aos moradores que separam o material reciclável.
“Esse projeto está em andamento desde fevereiro, pois queremos incentivar a população a separar o lixo reciclável de maneira correta. As pessoas que realizam corretamente essa separação têm a chance de ganhar prêmios: por isso o nome Coleta Premiada. Do início da campanha até agora foram realizados quatro sorteios”, explicou Fernanda. Para realizar os sorteios, a prefeitura consegue os brindes com os comerciantes por meio de uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Jaguapitã (ACEJ). “Depois fazemos o sorteio por uma live nas mídias do vice-prefeito Jean Carlos”, informou a secretaria.
A cidade possui muitos catadores de material reciclado que atuam de modo particular, mas apenas com a Coleta Premiada é possível receber o cupom. Esse material reciclável segue para o aterro da cidade para o serviço de separação dos servidores da Ascamar (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguapitã). “É indispensável que o material seja entregue exclusivamente para a Ascamar, por meio do caminhão da empresa terceirizada Cianorte Triard. Se o lixo reciclável que o morador deixar no portão for retirado por um catador de reciclado autônomo, que não faz parte da associação, o cupom não é entregue”, orientou Fernanda.
Ao entregar o material para os trabalhadores, o morador recebe um cupom para participar do sorteio. “Os cupons são recolhidos pelo caminhão e também temos alguns pontos de entrega desse cupom localizados no cento de Jaguapitã. As urnas podem ser encontradas no Centro Agropecuário, na Casa de Cultura, na Prefeitura Municipal e na ACEJ”, ressaltou a secretária.
Fernanda também explicou que a quantidade de prêmios disponíveis para cada sorteio depende exclusivamente de quantos brindes a prefeitura consegue coleta dos parceiros da campanha. “Em maio conseguimos cinco prêmios então, pelo menos, cinco pessoas serão as vencedoras”, pontuou. O sorteio da campanha de maio será realizado na última sexta deste mês, dia 28.
Fernanda ainda relatou que antes dessa campanha a questão da coleta seletiva de resíduos recicláveis no município não funcionava de modo efetivo e que agora o processo está mudando. “É importante dizer também que nós estamos trabalhando para fazer a finalização do aterro. Hoje temos 16 famílias no município que trabalham com o material reciclado pela Ascamar e eles ganham em cima de todo material que coletam, e o sustento principal deles vem desse trabalho”, explicou.
Dias das coletas: orgânico e reciclável
Lixo orgânico
Coletas por toda a cidade às segundas, quartas e sextas-feiras, desde a 5 horas da manhã.
Lixo reciclável
Segunda: Residencial das Palmeiras, Gruta Residencial Cordeiro, Conj. Alfredo Baticioto, Nestor Cruz, Comercial – Avenidas: Minas Gerais, Paraná, São Paulo; e Ruas: Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Terça: Jardim do Sol, Dora Vieira, Carvalho, Jardim Primavera, Vila Silva, Residencial Rosa, Conj. Francisco Consalter e Rua Acre.
Quarta: Centro entre a Rua Plácido de Castro e Av. Manoel Ribas e entre Av. Paraná e Rua Rolândia. Vila Operária, Residencial Santo André, Residencial Chácara Paraíso, Vila Neide e Residencial Bela.
Quinta: Residencial Moreira, Canaã, Irmã Angélica, Conj. Dr. Coelho, Av. Bandeirantes. Ruas: Assaí, Ibiporã, Içara, João Antônio de Morais, Londrina, São José e Sebastião Faustino.
Sexta: Residencial Santa Amélia, Brasil, Jaguá, Vilas Boas, Paião, Bela Vista, Oliveira e Vila Rural. Bancos, empresas cadastradas e escolas.
Sábados – sítios e propriedades rurais.