Pesquisar
Close this search box.

Infarto feminino: como prevenir?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Infarto feminino: como prevenir?

    Você sabia que o infarto é diferente entre homens e mulheres? Pois é, isso se dá por conta do próprio funcionamento do corpo feminino e algumas características físicas que fazem com que o ataque cardíaco ocorra de forma distinta para cada sexo

   

    POR QUE O CORAÇÃO DA MULHER É DIFERENTE AO DO HOMEM?
    As diferenças começam já no tamanho do órgão. O coração da mulher é menor e ejeta menos sangue ao corpo, isso aumenta a pulsação e torna a frequência cardíaca mais acelerada. Além disso, elas possuem 10% de gordura corporal a mais que os homens e suas artérias coronárias são mais finas e estreitas, facilitando a formação dos coágulos e possíveis oclusões.

    “A pressão arterial feminina costuma ser mais baixa devido aos hormônios. No entanto, com a chegada da menopausa, tende a assemelhar-se com a dos homens. Aliás, a menopausa é um fator de risco para doenças cardíacas, uma vez que o coração perde a proteção proporcionada pelos hormônios ovarianos”, explica a cardiologista da mulher, Lorena Borges, do Centro do Coração de Rolândia.

    OS SINTOMAS TAMBÉM SÃO DIFERENTES
    Dor intensa no peito, falta de ar e suor frio são os sintomas mais conhecidos do infarto. No entanto, para as mulheres eles podem se manifestar de maneira silenciosa e até mesmo incomum. “Muitas pacientes relatam presença de náusea, vômitos, tontura, dores nos membros superiores, sensação de desmaio e cansaço excessivo sem causa aparente”, alerta a médica.

    E se você fuma, não controla hipertensão ou diabetes, está acima do peso ou têm pessoas na família com histórico de infartos, saiba que esses são fatores que elevam o risco do ataque cardíaco.  

    PREVENÇÃO
    O ponto semelhante entre homens e mulheres em relação ao infarto é a prevenção. Manter o coração saudável é a melhor maneira de evitar doenças cardíacas e obstrução de artérias. Adote uma dieta rica em vegetais, frutas e verduras; evite a ingestão de alimentos gordurosos e pratique uma atividade física prazerosa ao menos 30 minutos por dia.

    Lorena lembra ainda outro fator extremamente perigoso ao coração nos dias atuais. “Também é importante reduzir o nível de estresse, uma vez que ele acelera o ritmo cardíaco, elevando a pressão sanguínea. Procure ocupar-se de atividades que reduzam a ansiedade e tragam pensamentos positivos.

    A realização do check-up cardiológico preventivo ao menos uma vez no ano é fundamental para a proteção do coração.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: