Antes da coluna, um recado: Vai rolar uma série aqui de “melhores de todos os tempos”. Vai ter de melhor filme de ação, drama, suspense, terror, herói, ficção-científica, romance, guerra, melhor ator, atriz, diretor…enfim, marromeno uma vez por mês vai rolar um top 3 de tudo que possa imaginar. Baseado claro, na minha opinião que é a que vale.
Vamos lá. Durante muito muito tempo, ser nerd era sinônimo de levar bulling na escola, o bobão de óculos que não “brinca”, não joga bola e fica em casa lendo gibi. Mas depois que as coisas que esse cara gosta começou a movimentar bilhões no mundo o jogo virou – coloco Senhor dos Anéis como a virada na chave – e hoje ser nerd/ geek é que é ser cool.
Comemorado no dia 25 de Maio, o dia surgiu dois anos depois da morte de Douglas Adams, autor da trilogia de cinco livros do Guia do Mochileiro da Galáxia, quando os fãs saíram de casa usando uma toalha nas costas – item fundamental em várias situações numa mochilada pela Galáxia. A ideia fez tanto sucesso que hoje é comemorada no mundo todo.
Eu sempre fui nerd, mas também sempre conciliei bem meus gostos de não nerd – dá pra gostar de ir pra balada e de Senhor dos Anéis, dá pra jogar bola e ler gibi dos X-Men – além de crescer em um convívio – família e amigos – que também eram um pouco dos dois, então pra mim não chegou a rolar essa mudança de ser o bucha da escola pro descolado geek. Mas eu consigo lembrar claramente o dia que eu entendi que esse “nicho” tinha virado um não nicho, mas um “pra todo mundo”. Que foi quando eu fui ver Senhor dos Anéis III e vi a fila pro cinema ser tão grande que saiu do shopping – como na época não tinha numerada, a gente ficava na fila e esperava, se não entrasse numa sessão, ficava pra outra, e assim por diante. Eu fiquei umas cinco horas na fila, e fui um dos que entrou rápido.
Hoje, nerd é pop. Viva o Dia da Toalha.