A prefeitura de Jaguapitã, através da Secretaria de Meio Ambiente, que coibir as queimadas em limpezas de terrenos no município. Só na terça-feira, 25 de maio, uma equipe de Bombeiros Civis da cidade foi acionada duas vezes para pagar um incêndio: um mais uma vez ocorrido no Residencial Rosa e outro no Residencial Palmeiras. “Fazer queimada é prejudicial ao meio ambiente e também à saúde das pessoas. O ato é passível de multa”, alertou Fernanda Giorgetti, secretária de Meio Ambiente.
De acordo com a secretária, o que chamou a atenção é que o terreno foi limpo, fizeram montes, e, durante a noite, atearam fogo. A Secretaria de Meio Ambiente alerta que este tipo de comportamento não será mais tolerado e multas serão aplicadas aos responsáveis por este tipo de ato. “Nesses casos, notificamos o proprietário, que tem de indicar o autor da queimada. Isso pode gerar uma multa que pode chegar a R$ 5 mil”, ressaltou Fernanda Giorgetti.
Caçambas de graça – A secretária Fernanda lembrou que o município de Jaguapitã disponibiliza caçambas gratuitamente para que as pessoas coloquem o mato que foi cortado durante a limpeza do terreno ou da data.
“Basta a pessoa ligar na prefeitura no 3372-1122 e agendar a caçamba. Simples e fácil assim. A prefeitura disponibiliza caçamba gratuita para a cidade toda. Não tem porque as pessoas cometerem esse crime ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente de Jaguapitã.