Recentemente, a multinacional indiana Tata Consultancy Services (TCS), com escritório em Londrina, anunciou a abertura de 500 novas oportunidades de emprego. A TCS, após 18 anos no Brasil, ultrapassou a marca de 3 mil associados no país e continua ampliando sua equipe. Um dos fatores para essa alta demanda por profissionais se dá porque em 2018 a empresa inaugurou o maior Delivery Center de língua portuguesa da empresa em Londrina.
Desde então, a companhia investe fortemente na formação e capacitação de talentos locais em tecnologia, por meio de parcerias com universidades e instituições de ensino estaduais e federais, e na criação de oportunidades de emprego.
Em matéria publicada no site Infor Channel, o diretor responsável da TCS para a América Latina, Tushar Parikh, afirmou que “Estamos em busca de talentos interessados em se desenvolverem profissionalmente em novas tecnologias e construir carreira em uma empresa global. O Brasil é um país estratégico na América Latina e estamos investindo em novos talentos para manter nosso crescimento acelerado no país, além de garantirmos o sucesso da jornada de transformação digital de nossos clientes”.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-Paraná) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o setor de TIC, mesmo durante a pandemia, manteve saldo positivo de emprego, e o destaque foi para o estado do Paraná. O Estado, superou a média nacional. A taxa de variação positiva no saldo de empregos foi de 6% entre as empresas paranaenses, ou praticamente duas vezes maior que os 3,2% registrados no Brasil.
Segundo Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-Paraná, “A crise da pandemia revelou, enfim, a importância do investimento público e privado em TI, na geração de oportunidades e de soluções capazes de superar as limitações de produção e de distribuição de bens e serviços, em um cenário marcado por isolamento e distanciamento social”.
Estes são apenas alguns indicadores de que no futuro a exigência por conhecimento em tecnologia será cada vez maior. Uma forma de preparar os nossos jovens e crianças para este cenário é investir na educação e habilidades relacionadas a programação, robótica, matemática e cursos relacionados, assim, desmistificando a linguagem da tecnologia e familiarizando esta juventude com as futuras profissões.
Em Rolândia, a Código Kid, escola de programação, robótica e tecnologia para jovens e crianças, que faz parte da maior rede de escolas de tecnologia do Brasil, torna acessível o conhecimento aos mais atuais modelos de ensino, por meio de cursos relacionados a programação, robótica, desenvolvimento de games, desenvolvimento de aplicativos, youtuber, matemática, letramento digital, entre outros cursos.
Para os diretores Alexandre Farina e Rubens Negrão, o melhor momento de incentivar jovens e crianças a aprender e ter curiosidade sobre as novas tecnologias é agora, pois eles já crescerão adeptos aos conceitos e linguagem da programação, facilitando a conexão entre tecnologia e o cotidiano.
Mais informações sobre a Código Kid, entre em contato pelo WhatsApp (43) 3312-6332.
A escola fica na Av. Romário Martins, 608, sala 05, e atende de segunda a sexta-feira das 08h30 às 12h30 e das 14h às 20h30 e aos sábados das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.