Depois de muita luta e solicitações, o município de Rolândia finalmente terá um Pronto Atendimento 24 horas. A notícia foi dada pelo prefeito Ailton Maistro e pela secretária de Saúde Paloma Pissinati na sexta-feira, 28 de maio, em uma live do JR na prefeitura. “A inauguração do PA 24h será às 10 horas da manhã da sexta-feira, dia 11 de junho”, afirmou Paloma Pissinati, visivelmente feliz com a notícia.
Como fica – O Pronto Atendimento 24 Horas vai atender as urgências e emergências em geral. “Já o Centro Covid, na UBS Central, segue atendendo aos casos de Covid-19 até a meia-noite e, depois desse horário, as pessoas devem se dirigir ao hospital São Rafael, com quem mantemos contrato”, ressaltou a secretária. A UBS Central atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h59, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19 horas. Fora desses horários, o paciente com Covid-19 ou com sintomas deverá se dirigir ao São Rafael.
Estrutura – Paloma explicou que o PA 24h tem três consultórios médicos de atendimento, o que comporta a escala do local. “Uma sala de emergência, uma sala para pequenos atendimentos, uma sala de observação com 10 poltronas. Temos 10 leitos de observação, chamados de leitos de retaguarda, sala de acolhimento, recepção”, afirmou a secretária.
Para que isso fosse possível, houve o investimento de ampliação do espaço físico em obra recém entregue pela empresa JBS. Os exames de raio-x e os laboratoriais também estarão disponíveis 24 horas. A capacidade estimada do local é de doze mil atendimentos por mês.
“Desde que assumimos a prefeitura, temos trabalhado nesse PA. Na verdade, teríamos que ter uma UPA, mas precisamos construir uma nova UBS para a Vila, ao lado do Villanueva. Assim que tivermos essa UBS, vamos agregar o atual posto da Vila ao PA 24h e faremos uma UPA 24 horas”, revelou o prefeito Ailton Maistro. Com a UPA, uma parte do local também será custeada pelo Governo Federal e não só pelo municipal, como agora. “O custo mensal de PA 24h é de cerca de 400 mil reais mensais”, ressaltou Ailton.
Fechado na quinta – Para fazer o ajuste final para o atendimento 24 horas, na quinta (10) o Pronto Atendimento estará fechado ao público. O serviço será prestado no prédio da UBS da Vila nesse dia.