Igreja da Vila Oliveira recebe pinturas em seu interior

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Igreja da Vila Oliveira...
    As artes religiosas são dirigidas para promover o louvor e a glória a Deus, guiando os pensamentos dos fiéis e agindo sobre seus sentidos. As obras criadas pela inspiração religiosa transmitem a fé e a piedade que convêm à majestade da casa de Deus. E é com essa inspiração às artes sacras que o artista rolandense Jota Dias está iniciando uma pintura no interior da Igreja N. S. Aparecida, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Oliveira, em Rolândia.

    O artista foi procurado pelo pároco Pe. Djonh Dennys Souza dos Reis com a tarefa de deixar o interior da igreja mais bonito. Dias foi procurado, pois já tinha feito um trabalho de pintura no mesmo local décadas atrás, quando Padre Ângelo era o responsável pela Paróquia.  Além da pintura interna, a igreja está passada por uma reforma geral. O exterior da igreja também será revitalizado, bem como a Praça da Vila Oliveira, que a abriga. 

    Pormenores
    Jota Dias explica que a parte da frente da igreja foi dividida em três áreas: do lado esquerdo de quem entra tem a pia batismal junto com a capela de Nossa Senhora Aparecida, do lado direito há a Capela do Sagrado, e ao centro, está o altar onde é celebrado a missa. “Na pia batismal, junto com a capela de Nossa Senhora Aparecida, fiz uma composição com cores bem suaves e pasteis para que o interior da igreja não fique carregado”, afirmou. 

    Quanto às cores, o artista informou que está utilizando tons que remetem a nossa brasilidade e a nossa bandeira. “Afinal de contas, estamos falando da padroeira do Brasil com elementos que lembram ondas e rementem a uma fluidez da água com formas orgânicas. Esses elementos estão discursando com o batismo através da água, com a Nossa Senhora que foi retirada das águas pelos pescadores, com as cores do Brasil. Todos isso é o que faz parte da minha composição nessa obra”, ensinou Jota Dias.

    Sobre o lado direito, onde está a Capela do Sagrado, que a presença do Cristo na igreja através da hóstia, o artista afirma que “estou trabalhando com elementos que rementem ao fogo, à presença do Espírito Santo também de forma bem orgânica, pois estamos falando de vida espiritual, e por isso, estou utilizando cores suaves com tons pastéis, remetendo ao dourado, ao ouro, e ao divino”.

    Na área central, onde é realizada a celebração, o artista vai trabalhar com linhas verticais fazendo uma alusão do olho de Deus, da presença de Deus. “Em todas as capelas haverá um elemento que sai do teto e invade a igreja e na figura do Cristo existe esse facho de luz que está presente na igreja”, informou.

    A referência para toda essa composição montada por Jota Dias teve como principal inspiração o próprio templo. “A igreja possui um certo movimento que lembra ondas, as quais coloquei na composição. No meu estudo de cores, pus como referência os tons presentes no próprio ambiente, nas paredes, no banco, e no piso. Dessa maneira, a pintura vem a dialogar com o que há no próprio espaço”, revelou.

    Quanto à técnica utilizada pelo artista nessa obra, ele explicou ser a acrílica sobre reboco, utilizando pincel e rolo. A técnica serve para nivelar superfícies de reboco curado, concreto e semelhantes, em interiores e exteriores, e deve ser aplicada em camadas finas, corrigindo as imperfeições da superfície, até obtê-la lisa e nivelada. 

    Para a execução dessa grande obra que deve percorrer por mais de um mês, Dias conta com o auxílio do genro, Diego Avei. “Ele gosta muito desse universo da arte e eu confio muito no trabalho dele. Com o auxílio dele, o trabalho será finalizado em período um pouco menor do que se fosse executado somente por mim”, confirmou.

    As pessoas podem conhecer melhor as obras executadas pelo Instagram (@jotadiasstreetart)  ou pelo Facebook (/jotadiasarteurbana). O telefone para contato é o (43) 9.8846-6373. 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: