Pesquisar
Close this search box.

Rafael vai para sua 3ª Olimpíada

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rafael vai para sua...

    O judoca de Rolândia, Rafael Silva “Baby” (34), terminou o Mundial da Hungria em quinto lugar na categoria peso-pesado (+100Kg) e, com esse resultado, conquistou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Essa será a terceira competição olímpica consecutiva de Rafael, que já tem duas medalhas olímpicas e está entre os maiores judocas do país em todos os tempos.

    “Esses últimos dias foram tensos. Lutar no Mundial para definir a vaga para as Olimpíadas tão próximas assim. Ainda bem que deu certo”, revelou Rafael em entrevista ao JR. “Agora é ajustar e chegar firme no Japão. Temos 40 dias para chegar no melhor dia da carreira em Tóquio”, prometeu Baby.

    Vaga
    Rafael Silva e David Moura foram ao Mundial de Budapeste, na Hungria, brigando diretamente pela vaga na categoria peso-pesado. Até essa competição, Rafael estava à frente de David no ranking mundial: era 7º colocado com 5175 pontos e Moura estava em 11º, com 4533 pontos. Como o Mundial dá 2 mil pontos ao campeão e distribui muitos pontos aos primeiros colocados, quem fosse melhor nessa competição poderia dar um passo certo para obter a vaga na Seleção Olímpica.

    Rafael Silva teve um bom desempenho, vencendo todas as suas lutas preliminares até as quartas de final. Ele bateu Andy Granda (Cuba), Sungmin Kim (Coreia do Sul) e Yakiv Kammo (Ucrânia) até parar no japonês Kokoro Kageura, na semifinal. Na luta pelo bronze, Baby recebeu três punições e a medalha foi para Roy Meyer (Holanda).

    Como David Moura parou nas oitavas de final, ao perder para o finlandês Martti Puumalainen, Rafael foi para as quartas de final mais relaxado, com a vaga garantida, o que pode ter afetado o seu desempenho a partir dali. Nas redes sociais, David agradeceu o apoio dos torcedores e deixou uma mensagem também ao seu compatriota e concorrente pela vaga olímpica, Rafael Silva.

    “É galera. Momento difícil. Não deu. Só quero agradecer demais a torcida e o carinho de todos. Parabéns pela vaga, Rafael Silva, você é um monstro”.

    No momento, de acordo com o ranking mundial, Rafael tem 5535 pontos e ainda está na 7ª colocação, enquanto David continua com seus 4533, mas caiu para o 12º lugar.

    Convocação
    A Confederação Brasileira de Judô apresenta a Equipe Olímpica de Judô – Tóquio 2020, nesta quarta-feira (16), por meio de transmissão ao vivo, a partir das 14 horas, no Canal Brasil Judô (/brasiljudo). É a hora do torcedor de Rolândia e região poder ver o judoca Rafael Silva.

    Participarão do evento o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, o gestor de Alto Rendimento, Ney Wilson Pereira, o gestor das Equipes de Base, Marcelo Theotônio, a coordenadora técnica da seleção feminina, Rosicleia Campos, o coordenador técnico da seleção masculina, Luiz Shinohara, o técnico da seleção feminina, Mario Tsutsui, e a técnica da seleção masculina, Yuko Fujii.

    O Ranking Olímpico com a classificação final será publicado no mesmo dia pela Federação Internacional de Judô e, em seguida, a CBJ fará seu anúncio. Na ocasião, serão apresentadas as ações e os números gerais do judô neste ciclo olímpico, bem como os membros da Comissão Técnica, os Atletas de Apoio e os Atletas Olímpicos que representarão o judô brasileiro em Tóquio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: