Pesquisar
Close this search box.

Hospital de Jaguapitã recebe Helmets de ventilação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Hospital de Jaguapitã recebe...
    O Hospital Municipal de Jaguapitã recebeu três Helmets, espécies de capacetes de ventilação não invasiva, que são utilizados por pacientes com Covid-19 e com insuficiência respiratória leve ou moderada. Os dispositivos foram desenvolvidos pelo projeto Amigos da UEM (Universidade Estadual de Maringá) em parceria com os cursos de Medicina e Física. A doação foi possível graças a um trabalho da diretoria administrativa e clínica do hospital.

    O Helmet melhora a oxigenação dos pacientes em insuficiência respiratória leve a moderada com uma ventilação não invasiva. “Essa insuficiência pode ser causada pelo coronavírus, mas o capacete pode ser usado em outros quadros respiratórios”, explicou Camila Nóbrega, diretora do Hospital de Jaguapitã. O dispositivo também reduz a hipoxemia clínica com redução do desconforto respiratório, melhora o padrão gasométrico e evita o uso de ventilação invasiva (intubação do paciente) e evita lesões de face. Com o Helmet, a pessoa tem mais conforto e viabiliza a alimentação e a hidratação via oral.

    Os primeiros contatos para a aquisição do Helmet foi em maio, com a médica intensivista da UEM, Alexandra Neuba, e com o doutor Rodolfo, que orientaram a direção do hospital. A diretoria chegou até a doutora Miriam Demori, responsável pela projeto Amigos do UEM, e soube que os dispositivos teriam que ser doados para o projeto e repassados ao hospital. “Conseguimos um empresário que fez essa doação e nos foi repassado três Helmets, de acordo com a quantidade de respiradores que temos aqui em Jaguapitã”, ressaltou a diretora Camila.

    Os capacetes chegaram ao Hospital Municipal de Jaguapitã o dia 02 de junho e estão sendo usados com as orientações da doutora Miriam e de fisioterapeutas do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá. A doação dos Helmets ao projeto “Amigos da UEM” foi feita pelo empresário, e também agricultor, Renato Franzoni.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: