As secretarias de Educação e de Assistência Social de Rolândia lançaram a campanha-gincana “Educação Solidária”. A ação tem como objetivo principal arrecadar agasalhos, cobertores, calçados, e destiná-los para as pessoas em situação de vulnerabilidade. A campanha teve início na semana passada e segue até 9 de julho.
“Queremos tratar da questão ambiental, pois é importante falar sobre o descarte de uma roupa/calçado que deixamos de usar e o quanto isso afeta o meio ambiente, e da empatia e sobre a criança aprender a se colocar no lugar do outro. Sabemos que o frio chega e ele não tem dó”, explicou a secretária de Educação, Leise Camargo.
O secretário de Assistência, Diego Silva, explicou que a ideia foi concretizada após uma reunião com representantes dos dois órgãos municipais. “As escolas municipais e o CMEI’s estão participando dessa ação social. As diretoras e as professoras dessas instituições vão entrar em contato com os pais e pedir a participação”, afirmou.
Gincana e premiações
As escolas e os CMEI’s terão pontos de entrega dessas doações. A entrega poderá ser feita durante a semana e, principalmente, nos dias em que os responsáveis vão até as instituições buscar os roteiros de atividades das crianças. “Os pais também podem levar as doações no momento em que levarem os filhos para o reforço escolar”, orientou Leise.
Os servidores da Assistência vão passar pelos locais para pegar e contabilizar as doações. “Tudo que for recolhido será levado para o CRAS do Jardim Nobre, onde estamos fazendo um centro de separação. As peças ficam sete dias em quarentena, e serão separadas por tamanhos para serem levadas para os outros CRAS”, explicou Diego Silva.
Ao final da campanha, as secretarias vão conferir quais foram as instituições que arrecadaram mais coisas, e as três que ficarem em destaque serão premiadas. “A escola que mais arrecadar será premiada como a Escola Solidária e leva um troféu e e uma placa em acrílico de menção. O segundo e o terceiro lugar, também receberão as placas de menção honrosa”, revelou Leise.
Diego afirma que essa é uma parceria importante para o município. “Como temos 21 instituições de educação, essa será uma boa maneira de ajudar as pessoas que precisam e também motivar as crianças sobre a importância de doar e ajudar o próximo”, concluiu o secretário.