Pesquisar
Close this search box.

Rolândia: Procon informa que empréstimos efetivados por telefone são proibidos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia: Procon informa que...
    O coordenador do Procon de Rolândia, Cabo Neto, informa que, de acordo com a lei estadual 20.276 de 29/07/2020, as instituições financeiras estão proibidas de ofertar e celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, no âmbito do Estado do Paraná. 

    Ainda, a lei estabelece que “a celebração de empréstimos de qualquer natureza com aposentados e pensionistas de que trata este artigo deve ser realizada mediante a assinatura de contrato com apresentação de documento de identidade idôneo, não sendo aceita autorização dada por telefone e nem a gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência”. 

    Em caso de descumprimento do disposto nesta Lei, obriga a instituição financeira e a sociedade de arrendamento mercantil ao pagamento de multa de 200 UPF/PR (duzentas vezes a Unidade Padrão Fiscal do Paraná), sem prejuízo de também serem consideradas outras práticas qualificadas como abusivas pelos órgãos de defesa do consumidor. 

    Qualquer dúvida, o consumidor deve entrar em contato com o PROCON de Rolândia, que fica na Avenida Expedicionários, 290, no 3º andar. O horário de atendimento das 10h às 15h e de segunda a quinta-feira.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: