Cerca de 80 crianças da Escola Municipal Monteiro Lobato, de Rolândia, serão contempladas com o projeto “Futebol de Rua pela Educação”. A execução desse projeto será possível por conta da Lei nº 11.438/06, ou Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, como é mais conhecida, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações esportivas.
O Projeto “Futebol de Rua pela Educação” é um programa sócio esportivo que apresenta uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano. Além disso, busca potencializar as ações de ensino e aprendizagem, complementando as ações da rede formal de educação.
“Grandes empresas do Brasil escolhem municípios que podem ser contemplados com esse projeto, e dessa vez escolheram Rolândia. Ficamos muito felizes com essa escolha”, explicou o secretário de Esportes, Victor Pascolatti. Os profissionais que vão atuar nesse projeto serão treinados já no início do mês de julho e, em agosto, será o início oficial da ação no município, conforme informado pelo secretário.
A secretária de Educação, Leise Márcia de Moraes Camargo, explicou que a Escola Municipal Monteiro Lobato foi escolhida como o local em que serão realizados os treinos para os participantes do projeto. Além da infraestrutura da própria instituição, existe uma quadra ao lado da escola que a comunidade sempre utiliza, e este fator foi o que contribuiu para que o projeto fosse iniciado nesse local.
“Inicialmente serão contempladas as crianças matriculadas nessa escola por conta da logística e por critérios pedagógicos, mas o projeto poderá ser ampliado”, afirmou Leise. A secretária ainda pontuou que as quadras onde serão realizados os encontros desse projeto serão reformadas para atender os alunos da melhor forma possível.
Segundo o prefeito Ailton Maistro, a empresa responsável por essa indicação de projeto foi a Bayer. “Só grandes empresas conseguem proporcionar esse incentivo, e nós fomos contemplados com esse projeto de nível nacional”, ressaltou o prefeito. Conforme afirmado pelo gestor municipal, toda a documentação do projeto já foi providenciada em tempo recorde, e isso auxiliou na conquista para Rolândia.