Os produtores e agricultores de Rolândia estĂŁo apreensivos com o risco de geada na madrugada desta quarta-feira (30). A previsĂŁo do fenĂ´meno climático foi feita pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). O Sistema prevĂŞ, alĂ©m do risco de geada, a temperatura mĂnima de 1ÂşC para a madrugada de quarta.
Em Rolândia, assim como no Paraná, depois da colheita da soja, os produtores plantaram milho e trigo e é justamente essas culturas que podem ser muito prejudicadas com a geada.
Para evitar possĂveis perdas por conta da geada, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia recomenda aos produtores rurais, como alternativa de manejo na lavoura já instalada, que façam a irrigação por aspersĂŁo durante a noite desta terça-feira, ação que pode ajudar a minimizar os danos.
Outra sugestão é usar cobertura artificial, como coberturas plásticas, que funcionam como um cobertor para as plantas em épocas de geadas. Isso pode ser feito em hortas ou culturas de menores extensões.
Em Rolândia, há cerca de 27 mil hectares de plantações. Algo em torno de 50% dessa área é de milho e 25% de trigo, a chamada safrinha. Nos 25% restantes há café, pasto e outras culturas.