Desde o dia 11 de junho, a população de Rolândia conta com o funcionamento do Pronto Atendimento (PA) da Vila Oliveira por 24 horas. No local são feitos atendimentos de urgência e emergência, com exceção e casos de Covid-19.
Em sua primeira semana desde a ampliação do horário, foram feitos 1.803 atendimentos, sendo 271 no horário das 19h às 7 horas do dia seguinte. Isso dá uma média de cerca de 40 atendimentos/dia no período da noite/madrugada e de cerca de 260 atendimentos totais por dia.
A Secretaria de Saúde contratou médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de raio-x, técnico administrativo e auxiliar de serviços gerais para prestar o atendimento no local. Se mantiver o ritmo atual de atendimento, o PA 24h deve fazer algo em torno de 8,5 mil atendimentos por mês, mas a capacidade estimada do local é de 12 mil atendimentos.
Outra informação importante é que o PA 24h não atende casos de Covid-19, serviço oferecido pela UBS Central. Essa Unidade Básica continua atende de segunda a sexta, das 7h às 23h59, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Fora desses horários, o paciente com Covid-19 ou com sintomas deverá se dirigir ao Hospital São Rafael.
O Pronto Atendimento 24h tem três consultórios médicos de atendimento, o que comporta a escala do local. No espaço há uma sala de emergência, uma sala para pequenos atendimentos, uma sala de observação com 10 poltronas,10 leitos de observação, chamados de leitos de retaguarda, sala de acolhimento e recepção.
Para que isso fosse possível, houve o investimento de ampliação do espaço físico em obra recém entregue pela empresa JBS. Os exames de raio-x e os laboratoriais também estarão disponíveis 24 horas.