A autora, pesquisadora e ecologista Noemia Leles de Freitas, natural de Arapongas, e atualmente morando em RolĂąndia, participou da Antologia de Poesia Brasileira ContemporĂąnea âAlĂ©m da Terra, AlĂ©m do CĂ©u – Vol. Vâ, da editora portuguesa Chiado Books. O livro reĂșne poemas de 450 autores de todo o Brasil. âTive a honra de fazer parte de um seleto grupo de autores contemporĂąneos brasileiros nessa obra, publicada pela prestigiada editora portuguesa Chiadoâ, ressaltou Noemia.
A coletĂąnea, publicada em abril de 2021, possui 540 pĂĄginas que reĂșnem poemas dos mais diversos estilos. Neste volume, o quinto, a antologia traz especialmente uma abordagem sobre o que o mundo todo, e principalmente o Brasil, ainda vive nesse momento: a pandemia. âA editora Chiado pediu aos autores para escrever algo sobre a pandemiaâ, explicou Noemia.
âPlaneta Terraâ Ă© o poema de Noemia da coletĂąnea e estĂĄ nas pĂĄginas 390 e 391 da obra. Nesse momento o livro estĂĄ disponĂvel para a venda nas principais livrarias do paĂs, fĂsicas e online, tanto portuguesas como brasileiras, com envios nacionais e internacionais. Para mais informaçÔes, basta buscar pela obra âAlĂ©m da Terra, AlĂ©m do CĂ©u – Vol. Vâ, da editora portuguesa Chiado Books.
Sobre a autora
A escritora Noemia encantou-se pela natureza ainda menina. A tarefa de ajudar o pai na roça era encarada por ela e pelos 12 irmãos com alegria e, na rotina diåria, Noemia foi assimilando as informaçÔes do campo com paixão. A lembrança do plantio e da colheita de café, arroz, feijão e algodão transformou em amor e proteção ao ambiente.
Na prĂĄtica, passou a escrever, dar palestras e a estender seus conhecimentos a outras pessoas. AlĂ©m de identificar ĂĄrvores no Parque Governador Ney, ela fazia exposiçÔes no local desde 2002 e renovou as belezas naturais do parque. âPlantei 27 mudas de peroba rosa, trĂȘs de pau brasil, e muitas de cedro, saboneteira, jequitibĂĄ e araucĂĄriaâ, conta.
Esse projeto no local deu lugar para a segunda edição de um livro que ela editou pela primeira vez em 1996 chamado A Ărvore que NĂŁo Queria Morrer. âE foi no ano de 2015, em meio ao meu trabalho de identificação das ĂĄrvores no parque, que consegui editar a segunda edição do livro que foi lançado em 2016â, ressaltou.
JĂĄ a obra âA Princesa e a Florestaâ (2015) Ă© um livro infanto-juvenil que a aborda a histĂłria sobre a Palmeira Jussara. âEscrevi esse livro quando estava fiscalizando o Jardim BotĂąnico de Americana (SP). Fiquei por oito meses fazendo esse trabalho que foi muito extenso e interessanteâ, afirma a autora.
Noemia tambĂ©m escreveu âO Trigo e o PĂŁozinhoâ, uma obra que faz parte de coleção de 20 livros chamado âBrasil, o Mundo das Sementes. âNessa coleção, peguei os principais grĂŁos de alimentos e de cada um deles eu fiz uma histĂłria. Esse livro foi editado pela Editora Angelo, em SĂŁo Paulo, no ano de 2015 e estĂĄ Ă venda pela editoraâ, relembra.
A autora jĂĄ participou de vĂĄrios eventos ligados a cultura e a arte, entre eles o Festival LiterĂĄrio de Londrina (LONDRIX), que celebra o universo literĂĄrio e a formação de leitores, e o Expo Cultura, tambĂ©m realizado na cidade de Londrina. âParticipo de exposiçÔes tambĂ©m em todo o ParanĂĄ. Meus livros jĂĄ passaram por muitos locais e alguns jĂĄ foram atĂ© utilizados em peças de teatroâ, comentou.
Para conhecer um pouco mais sobre a história da escritora rolandense, visite também o perfil dela no Facebook (/noemialelesfreitas.leles).