Pesquisar
Close this search box.

Rumo à 3ª Olimpíada: Rafael é entrevistado pelo JR

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rumo à 3ª Olimpíada:...
    Na segunda (21), o JR fez uma entrevista ao vivo pelo Facebook com o judoca de Rolândia, Rafael Silva “Baby” (34), que irá disputar a sua 3ª Olimpíada. Rafael já tem duas medalhas olímpicas e está entre os maiores judocas do país em todos os tempos. “Estou bastante feliz de ter sido convocado para a minha 3ª Olimpíada, e de poder chegar mais uma vez com chance de brigar por uma medalha”, disse o judoca. 

    A vaga em Tóquio
    Recentemente o judoca terminou o Mundial da Hungria em quinto lugar na categoria peso-pesado (+100Kg) e, com esse resultado, conquistou a vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020. Na competição, Rafael e David Moura brigaram pela vaga na categoria peso-pesado. “Eu estava com muita vontade de tentar mais uma medalha no mundial, mas durante essa competição tive uma pequena a lesão na coxa e procurei não forçar muito, pois tinha a questão de estar muito perto da Olimpíada”, revelou Rafael. Sobre a disputa com David Moura, Baby afirmou que a questão da rivalidade e da competitividade dentro da categoria sempre foi importante. “Acho que essa rivalidade só fez bem para nós dois para a gente não se acomodar e sempre buscar competir melhor a cada dia”, ressaltou. 

    Nas redes sociais, David agradeceu o apoio dos torcedores e deixou uma mensagem para Rafael Silva: “Parabéns pela vaga, Rafael Silva, você é um monstro”. O judoca comentou sobre isso e comentou que mandou uma mensagem para o adversário de competições agradecendo pelo apoio. “A gente cresceu muito disputando as vagas e eu acho que a gente aprendeu muito um com o outro. É uma questão de um grande respeito também porque a gente sonha com a mesma coisa, os dois sonham em ir para a olimpíada e conquistar uma medalha olímpica”, compartilhou Rafael.

    Um pouco da trajetória 
    Rafael começou a praticar judô aos 15 anos, aqui em Rolândia, onde passou toda sua infância. Depois, mudou-se para São Paulo e integrou o Projeto Futuro, voltado à formação de novos judocas. Após conquistar medalhas nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e nos Jogos Olímpicos Londres 2012, voltou a subir ao pódio e obteve seu segundo bronze olímpico entre os pesados, nos jogos olímpicos do Rio em 2016. “A competição do Rio foi muito especial, pois a minha família, e meus amigos, estavam lá e tive uma energia muito próxima dos brasileiros”, confessou o atleta.

    Mesmo já tendo passado por duas competições desse porte mundial, Rafael confessa que se sente participando pela primeira vez, especialmente, por esse ano ser uma ação que ocorre em meio a pandemia. “Eu procuro não pensar muito nessa questão de já ter duas medalhas olímpicas porque cada Olimpíada é diferente, e eu estou me sentindo como se fosse a primeira. E de certa forma, vai ser a primeira, pois será uma olimpíada bem diferente por conta dessas questões da pandemia. Para nós, do judô, será muito especial, porque lá é a casa do nosso esporte, o judô nasceu no Japão. Para nós será uma Olimpíada muito inspiradora”, salientou o judoca.

    O atleta confessa que, no início de sua trajetória, não imaginava que chegaria tão longe. “A gente vai acreditando com o tempo. Eu comecei a fazer judô por hobby, para praticar uma atividade física e por uma questão de saúde. Mas aos poucos fui gostando e achando que era possível sonhar com essa questão de competir bem”, revelou.
Os Jogos Olímpicos de 2020 estão programados para acontecer na capital japonesa, Tóquio, entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. Eles estavam inicialmente programados para julho e agosto de 2020, mas foram adiados — como muitos outros eventos — por causa da Covid. 

    Rafael Silva viaja para Tóquio no dia 08 de julho e começa a competir no final do mês. Em maio de 2016, meses antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, Rafael ganhou uma bandeira de Rolândia de presente do JR e o judoca quer levar essa bandeira para o Japão, mas ela está na casa da avó materna, em Rolândia. Sem problemas, o JR se comprometeu a enviar o amuleto para o atleta via Correios. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: