Na tarde da quinta-feira, 1º de julho, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Rolândia tomou posse no Centro Cultural Nanuk. O Conselho visa garantir os direitos previstos no Estatuto do Idoso e ainda promove vistoria nas entidades que abrigam idosos para verificar se os cuidados estão de acordo com o indicado e autorizar a destinação de recursos para estes locais.
No ano passado houve modificações na Lei nº 3.882/2018 que diz respeito ao Conselho municipal.
O prefeito Ailton Maistro, o secretário de Assistência Social, Diego Silva, a diretora Fernanda Buranello e a responsável pelo setor de Conselhos da Secretaria, Cacilda Delmiro, deram posse aos integrantes do Conselho Municipal do Idoso. É um momento histórico para a cidade, visto que esse será o primeiro Conselho do Idoso a trabalhar dentro da Política da Assistência Social. A partir daí, será criado o Fundo Municipal do Idoso e está sendo elaborado o Plano Municipal dos Direitos dos Idosos. Logo depois da posse, a presidenta eleita Meire Aparecida Silva visitou o prefeito Ailton Maistro em companhia do presidente da Câmara, Reginaldo Silva.
A diretoria do Conselho tem ainda Maria das Graças Cidade Novais como vice-presidenta, Eliete Serafim Depetris como 1ª secretária e Paula Andrea Tonin como 2ª secretária. Presidente. O mandato da diretoria é de dois anos.
Fernanda Buranello explica que a lei atribuída a este novo CMDI tem como função realizar a formulação da política de promoção, de proteção e de defesa dos direitos da pessoa idosa, observada a legislação em vigor, atuando no sentido da plena inserção da pessoa idosa na vida sócio econômica e político-cultural de Rolândia.
A principal vantagem do conselho é tornar o município apto a receber recursos específicos para serem aplicados com os idosos. Os recursos possibilitarão que o município disponibilize oficinas e amplie o espaço físico para atendimento dos idosos, que hoje é realizado CCI.