Em maio, o trânsito da Avenida Presidente Getúlio Vargas, em Rolândia, passou por modificações como troca de local de semáforo e na própria via, além de outras ruas próximas também precisaram se ajustar às mudanças. Isso ocorreu para tornar o tráfego no local mais funcional e otimizado, uma vez que Rolândia ganhou um novo polo atacadista.
Entre as melhorias feitas, foi realizada a instalação de um semáforo na avenida, próximo ao Atacadista e retirado o que havia na entrada da rua Esmeralda. José Luiz Polvani, secretário de Serviços Públicos e Infraestrutura de Rolândia, falou sobre essas mudanças e também sobre as que virão e já começam a acontecer. “O semáforo de três tempos que colocamos serve para organizar o tráfego nesse trecho”, afirmou Polvani.
Dentro as mudanças na entrada da rua Esmeralda, na Vila Oliveira, Polvani explicou que os motoristas que estão na Presidente Vargas, vindo do centro, e precisam entrar na Vila Oliveira o podem fazer pela rua Esmeralda, sem qualquer problema. “Agora quem estiver vindo de Arapongas não poderá mais subir pela rua Esmeralda, fazendo a conversão à esquerda. A orientação serve para qualquer tipo de veículo, pois agora essa é uma conversão proibida”, afirmou o secretário.
Quanto aos pedestres, o secretário orientou que todos que utilizem a botoeira no semáforo, uma vez que ela tem a função de avisar o controlador que existe a demanda da travessia, ou seja, quando não acionada, não vai fechar o semáforo. “Basta fazer isso e esperar alguns minutos para o pedestre atravessar com total segurança”, assegurou.
Mudanças futuras/atuais
Ainda está negociação com a Rumo Logística para a abertura de uma via em frente ao atacadista, logo após o semáforo, ligando a Pres. Vargas com a rua Jaguaré, na Vila Oliveira. “Estamos conversando com a Rumo e estamos pensando na possibilidade de abrir essa rua que saia de frente para o atacadista para nós podermos utilizar esse semáforo. Se isso ocorrer, o semáforo terá que ser de quatro tempos”, ressaltou Polvani.
Em contrapartida, a prefeitura fecharia duas ruas, uma delas parcialmente. Nesta semana, fechou com guard-rail uma delas, a rua Floresta, tampem como medida de segurança e para fluidez do trânsito, segundo a prefeitura. A rua Floresta tem seus acessos pela rua Esmeralda e pela Avenida Ayrton Rodrigues Alves.
A outra rua que seria fechada, mas parcialmente, é a metade da rua Esmeralda para quem quer sair da Vila e ir para a Presidente Vargas – toda a saída da Vila seria feita pela nova rua, o prolongamento da rua Jaguaré.
“A ideia é fechar o trecho de quem vem da Esmeralda para acessar a Presidente Vargas, essa parte não iria mais existir. A negociação está bem adiantada e só estamos esperando um ok da Rumo para iniciar as obras”, concluiu o secretário Polvani.