A campanha “CMS+Vida”

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. A campanha “CMS+Vida”
    O Conselho Municipal de Saúde de Rolândia (CMS/Rol) lançou uma campanha de doação de sangue no município. A campanha “CMS + VIDA” tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância vital desse gesto, que diminuiu muito com a pandemia do novo coronavírus.

    O CMS, que trabalha desde 1992 exercendo o Controle Social-SUS no município, entendeu que a doação de sangue é muito importante para o exercício da cidadania. Também foi alertado pela grande necessidade de bolsas de sangue para transfusões neste momento de pandemia. Por isso, a criança da campanha. 

    As pessoas que desejam participar da campanha e serem doadores de sangue, devem preencher um cadastro e aguardar pelo contato do CMS. O Conselho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL), irá agendar a data e horário da doação, responsabilizando-se pelo transporte até o local. 

Link direto para a inscrição:   https://eb4.co/JRdoa

Quem pode doar


Podem doar sangue as pessoas entre 18 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. É necessário apresentar um documento oficial com foto na hora da doação. O requisito primordial para se doar sangue é estar em bom estado de saúde. Além disso, deve-se seguir os seguintes passos:

*Não estar de jejum por mais de 12 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas.
*Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
*Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
*A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?

*Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
*Período gestacional;
*Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
*Amamentação: até 12 meses após o parto;
*Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
*Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
*Extração dentária: 72 horas;
*Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
*Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
*Transfusão de sangue: 1 ano;
*Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
*Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
*Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?

*Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
*Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; *Uso de drogas ilícitas injetáveis; *Malária.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: