Elencar álbuns de um estilo com tantas variantes, incontáveis bandas e com um catálogo quase infinito– se juntar tudo da quase o mesmo tanto de álbuns do Chitãozinho/Xororó – mas a Rolling Stones elegeu 500, eu vou tentar colocar, desses, os 10 – ou quase isso – que eu acho.
– The Dark Side of The Moon (PinkFloyd): Uma obra prima do começo ao fim e um dos discos mais conhecidos da música – segundo pesquisas, uma a cada quatorze pessoas a cima dos quarenta tinha esse álbum em casa, pra ter noção da grandiosidade.
– Sgt.Pepper´s Lone Hearts Club Band (Beatles): Embora eu goste mais de alguns outros álbuns da maior banda de todos os tempos – Help e Revolver –, é inegável a influência de Sgt em praticamente toda a música que veio depois. Sabe a listinha dos 500 da Rolling Stones? Esse é o primeiro.
– Back In Black (AC/DC): É o disco mais vendido da história do Rock e o segundo da história da música. Cheio de hits memoráveis, foi o primeiro disco da banda depois da morte de seu primeiro vocalista, e eles não tinham certeza se a nova fase iria vingar. Vingou.
– Nevermind (Nirvana): Algumas bandas são tão grandes que mudam o paradigma de sua época. Nirvana fez isso. Em um mundo acostumado com o rock n´roll pomposo de Bon Jovi e Guns n´Roses, Nirvana trouxe uma simplicidade angustiante e extremamente viciante. Nevermind é o suprassumo do grunge, um álbum inacreditável de bom do início ao fim. Ainda tem uma das melhores capas já feitas.
– Exile on Main St. (RollingStones): É difícil destacar somente um álbum dos Stones – até porque eles tem muuuitoos – Eu fiquei entre esse e Let it Bleed – outra obra prima – mas optei por Exile por ser um álbum maior em todos os sentidos. Vale cada minuto ouvido.
– Led Zeppelin IV (LedZeppelin): O que falar de um disco que tem Black Dog, Rock n´Roll, Going To California e Stairway to Heaven num mesmo álbum? Um dos maiores discos de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Menções: Black Sabbath (Black Sabbath), JoshuaTree (U2), Metallica (Metallica), Ten (Pearl Jam), Pet Sounds (Beach Boys), Born to Run (Bruce Springsteen)