Uma obstrução na rede de esgoto da Sanepar no jardim Vale Verde, em Rolândia, provocou o vazamento na rua RibeirĂŁo Vermelho na noite da quarta-feira (14). Um lĂquido com odor muito forte atravessou a rua e seguiu para um bueiro e, dali, atĂ© a nascente do ribeirĂŁo das Amoreiras. A Sanepar foi chamada para resolver o problema na mesma noite.
De acordo com moradores do bairro, essa não é a primeira vez que acontece uma extravasamento como esse. “Já aconteceu umas três ou quatro vezes nesse mesmo local e sempre a Sanepar vem arrumar o problema”, revelou um dos moradores do Vale Verde.
O secretário de Meio Ambiente de Rolândia, Audinil Maringonda Junior, foi atĂ© a gerĂŞncia da Sanepar para cobrar providĂŞncias da empresa. “Ele me falou que essa rede Ă© a mesma que recebe o esgoto da delegacia e todo local em que há delegacia tem problemas como esse. Isso porque os presos jogam tudo na rede de esgoto, desde escova de dente a outros materiais e acaba entupindo toda a rede”, afirmou Audinil. Ainda de acordo com a Sanepar, esse lugar Ă© ponto crĂtico e colaboradores da empresa passam trĂŞs vezes por semana por lá em um preventivo.
Nota da Sanepar
Em relação ao extravasamento de esgoto na Rua RibeirĂŁo Vermelho em Rolândia, a Sanepar informa que equipes trabalharam no serviço de desobstrução dessa rede, tendo retirado do local muitos detritos. Pelas caracterĂsticas do que foi encontrado, trata-se de material proveniente da Delegacia. Orientações no sentido de minimizar essa ocorrĂŞncia estĂŁo sendo repassadas.
Sobre a operação da rede coletora de esgoto, a Sanepar realiza trabalho contĂnuo de vistorias e lavagens preventivas em pontos estratĂ©gicos, mas encontra o desafio de retirar das tubulações materiais diversos que deveriam ser destinados ao aterro sanitário. Obstruções e refluxos na rede (quando o esgoto volta para a residĂŞncia) sĂŁo causadas por mau uso da rede, dimensionada para receber esgoto, água usada na cozinha, banheiros e área de serviço.