A consulta definitiva à comunidade escolar para definir a nova diretoria dos colégios estaduais Souza Naves e Pe. José Herions, de Rolândia, foi realizada na sexta-feira (23) e necessitava de apoio de 35% das pessoas aptas a votar. No Souza Naves, o processo foi online e o colégio conseguiu mais de 43% de adesão, tornando o processo válido. Já no José Herions, com votação presencial, eram necessários 425 votantes para dar quórum e apenas 387 pessoas foram às urnas. Com isso, fica a cargo agora do Núcleo Regional de Educação indicar os novos diretores do colégio rolandense.
Quem votava
Estavam aptos a votar professores e colaboradores da instituição de ensino, alunos com 16 anos completos na data da consulta e responsáveis pelos alunos menores de 16 anos. Os dois colégios tinham chapa única para a eleição.
No Souza Naves, diretoria eleita tem a professora Iranilde Andrade Duraes como diretora-geral, o professor José Ricardo como diretor auxiliar e a professora Sandra Regina é a diretora auxiliar. Essa chapa recebeu 544 votos e houve 11 votos brancos e quatro nulos. De acordo com a direção do Souza, havia 1290 pessoas aptas a participar do processo no colégio.
No Pe. José Herions, a chapa formada por Fábio Luis Gamen (diretor-geral) e Noeli Rosa (diretora-auxiliar) recebeu 377 votos e houve cinco brancos e cinco nulos. De acordo com a direção do colégio, seriam necessários 425 votantes para validar o processo. Dessa maneira, faltaram menos de 40 pessoas. No primeiro processo de consulta, realizado no dia 07 de julho, o Pe. José Herions teve apenas 248 votantes. Agora, a atual direção aguarda pela indicação do Núcleo Regional, o que deve acontecer nos próximos dias.