No espaço de oito meses, recebi dois títulos que muito me honraram. Dois títulos que encerram sentidos significantes e gratidão perene da parte das autoridades civil e eclesiástica.
No dia 10 de agosto de 1985, recebi a mais elevada distinção que a Câmara Municipal pode outorgar: o título de “Cidadão Honorário”. Em sessão solene realizada no salão da Câmara, com a presença de todos os 13 vereadores, autoridades e representantes de classe, entre as quais o Arcebispo Metropolitano Dom Geraldo Majella Agnelo, com a assistência de numerosas pessoas, especialmente jovens, o presidente da Câmara, Leonardo Casado, autor do projeto, abriu a sessão justificando a entrega do título. Em seguida, dirigiram sua saudação e sua mensagem os seguintes oradores: Nelson Armacollo em nome dos Vereadores; José Benedito Matheus em nome do povo de Pitangueiras; Dr. Osni Giordani em nome dos médicos; Dr. Valdemar Moretti em nome dos advogados; Dona Martinha Ribeiro de Oliveira em nome dos professores; Dr. Álvaro Pesenti em nome do Lions Club; Dr. José Marques em nome do Rotary Club; Bernardo Artêmio Zanetti em nome dos paroquianos. Finalmente, o discurso mais importante foi o do prefeito Eurides Moura, o qual declarou que “este título é o mais justo que Rolândia entrega, pois Padre José é, hoje, o maior líder, não só no âmbito religioso, mas também em todos os demais âmbitos da vida civil. Rolândia não se concebe mais sem o Pe. José”. O próprio prefeito passou às minhas mãos o título desta honorificência.
No dia 20 de abril de 1986, durante Missa solene celebrada na Igreja Matriz São José, o Arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo entregou, oficialmente, a mim e aos meus dois colegas, Padre Vitor Gropelli e Padre Bernardo Gafá, o título pontifício de “Monsenhor Prelado de Sua Santidade”, assinado pelo Cardeal Secretário do Estado do Vaticano, Dom Agostino Casaroli aos 25 de fevereiro de 1986. Apesar do mau tempo, grande foi a afluência dos fiéis nesta solenidade, inclusive numerosas delegações de outras cidades vizinhas. As autoridades Municipais e Diplomáticas também se fizeram presentes.
No início da celebração, Dom Geraldo leu o comunicado que havia recebido da Santa Sé, através da Nunciatura Apostólica: “Apraz-me enviar a Vossa Excelência, junto com a presente, o título de “Prelado de Honra de Sua Santidade” concedido pelo Santo Padre Papa João Paulo 2º aos seguintes sacerdotes desta Arquidiocese: Pe. Vitório Gropelli, Pe. Bernardo Carmel Gafá e Pe. José Bernard Agius. Queira Vossa Excia. transmitir aos felizes contemplados minhas congratulações pela honorificência recebida com votos de um renovado fervor na dedicação à Igreja e às almas. Colho a oportunidade para apresentar a Vossa Excelência os meus sentimentos de fraterna estima – Dom Carlo Furno, Núncio Apostólico”.
Cerca de 15 anos depois, no dia 28 de março de 2000, recebi das mãos do Dr. Juiz Alberto José Ludovico, Diretor do Fórum, o “Certificado de Naturalização” a mim concedido pelo Ministério da Justiça. Assim, adquiri a cidadania brasileira, com muito orgulho!