Pesquisar
Close this search box.

Falta de calçadas põe pedestres, e cadeirantes, em risco

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Falta de calçadas põe...
    Falta de manutenção nas calçadas, calçadas irregulares, falta de calçadas, falta de acessibilidade. Tudo isso ‘empurra’ o pedestre e o cadeirante para os perigos das ruas e do trânsito. Em 2017, o JR fez uma matéria sobre o assunto na qual havia uma foto um cadeirante disputando espaço com veículos – tinha até carreta – na avenida Ailton Rodrigues Alves. Desde então, muita coisa mudou, mas em alguns pontos de Rolândia as condições dos passeios públicos têm deixado a desejar.

    Em vários locais da cidade, há pontos em que não existe nenhum calçamento, há locais em que a cadeira de rodas, ou o carrinho de um bebê, não conseguiria se mover. Nesta semana, uma mãe entrou em contato com o JR para reclamar justamente disso. “Saio para passear com meu filho perto de casa e há locais em que preciso ir para a rua, colocando-nos em perigo”, lamentou a mãe. Ela passeia pela avenida das Palmeiras, próximo ao colégio Pe. José Herions.

    A reportagem do JR acompanhou mãe e filho no passeio e pode registrar, em fotos, o transtorno enfrentado por eles. Muitas calçadas de Rolândia precisam ser refeitas, outras precisam tornar-se calçada. Cabe ao Poder Executivo fiscalizar e punir os proprietários que não fazem o calçamento em frente a sua casa ou ao seu estabelecimento comercial. Nessa calçadas, é necessário se se construam rampas de acesso para os cadeirantes. 
Plano Diretor

    O JR entrou em contato com a Secretaria de Planejamento da prefeitura de Rolândia para falar sobre o assunto. A reportagem conseguiu levantar a informação que o problema das calçadas, com notificações, obrigações e multas, estarão na Revisão do Plano Diretor de Rolândia. Na próxima semana, haverá uma reunião sobre a Revisão do Plano Diretor antes da audiência pública final, requisito essencial para a aprovação da Revisão, já com 5 anos de atraso – deveria ter sido aprovada em 2016.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: