O Instituto Emater, criado em 1956 como Projeto ETA (Escritório Técnico de Agricultura), completa 60 anos nesta sexta-feira (20) e tem, em sua trajetória, prestado assistência técnica e realizado extensão rural a produtores. Em Rolândia, a unidade municipal promoveu um café para comemorar a data no centro comunitário João de Deus, ao lado da Igreja Matriz São José, e contou com a presença autoridades locais.
A história da Extensão Rural no Paraná começou no dia 20 de maio de 1956, quando foi instalado o Escritório Técnico de Agricultura (ETA) – Projeto 15, por meio de um convênio firmado entre os governos paranaense e norte-americano. Na época o objetivo era melhorar a produtividade da agricultura brasileira e paranaense. A iniciativa deu tão certo que ao terminar o prazo do projeto, uma ONG assumiu a continuidade do trabalho, a ACARPA (Associação de Crédito e Assistência Rural). Quando o governo do estado assumiu a assistência aos produtores, a ONG deu lugar à Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná) que, em 2005 foi transformada em autarquia, o Instituto Emater.
Extensão
A Extensão Rural oficial, desenvolvida pela Emater, influencia anualmente em mais de 3 bilhões de reais em programas econômicos (crédito rural), sociais e ambientais, os quais são canalizados aos Municípios de forma correta, o que dinamiza as economias locais, gerando riqueza no campo e nas cidades.