Depois de muita superação, esforço e luta, o judoca Rafael Silva vai disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que serão realizadas em agosto. O atleta de 28 anos se recuperou de uma grave contusão sofrida no ano passado, correu atrás, subiu no ranking e ultrapassou a David Moura, seu adversário direto na luta pela vaga na categoria peso-pesado (+100 kg). A convocação foi divulgada nesta quarta-feira (01) pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Nos últimos meses, Rafael e David disputaram ponto a ponto uma melhor posição no ranking mundial – um dos quesitos levado em conta na convocação. Rafael estava bem atrás, pois ficou sete meses parado, em tratamento. Na semana passada, no World Master de Guadalajara, os dois atletas foram eliminados na primeira luta e isso deixou Rafael à frente de David: 1561 pontos a 1459. “Eu ainda estava em tratamento por causa de uma leve contusão, mas tinha que entrar na competição, pois lutava antes de David”, explicou Rafael ao JR.
Nas próximas semanas, o judoca vai se focar exclusivamente nos Jogos Olímpicos, onde lutará para conquistar mais uma medalha – ele foi bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012. Como prometido, Rafael levará para o Rio de Janeiro a bandeira de Rolândia – presente do JR ao atleta. Certamente, o rolandense poderá ver a bandeira nas transmissões do judô durante os Jogos, principalmente quando Rafael estiver no tatame.
RAIO-X
NOME COMPLETO: Rafael Carlos da Silva
CATEGORIA: Pesado (acima de 100 kg)
DATA DE NASCIMENTO: 11/05/1987
LOCAL DE NASCIMENTO: Campo Grande, MS
PESO: 165 kg
ALTURA: 2,03m
Técnica favorita: Osoto-gari
Kumikata: Destro
Participações em Jogos Olímpicos: Londres 2012
Medalhas olímpicas: Bronze em Londres 2012
# Bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 # vice-campeão mundial (13) # Bronze no Mundial (14) # campeão do World Masters Almaty (12) # 2º colocado no World Masters Tyumen (13) # tetracampeão pan-americano (12, 13,14 e 16) # vice-campeão pan-americano (11 e 15) # campeão no Grand Slam de Tyumen (14) # vice-campeão no Grand Slam de Paris (12) e de Tóquio (12 e 13).
HOBBIES: Andar de kart, jogar na internet e ler livros.
ÍDOLO NO ESPORTE: Muhammad Ali (EUA).
MÚSICA OU ESTILO MUSICAL FAVORITO: Rock.
FILME FAVORITO: O Poderoso Chefão.
PRATO FAVORITO: Culinária italiana.
CLUBE/ ASSOCIAÇÃO QUE REPRESENTA: Pinheiros.
EDUCAÇÃO: Educação física.
NOME DO TREINADOR: Renato Dagnino.
COMO COMEÇOU NA CARREIRA: Por hobby, aos 15 anos. Acabei me apaixonando, fui treinando cada vez mais e consegui permanecer no judô.
OBJETIVOS PROFISSIONAIS: Conquistar uma medalha de ouro olímpica.
PONTO FORTE: Ser apaixonado pelo que faço.
SE NÃO FOSSE ATLETA, SERIA…: Agrônomo.
MELHOR LUGAR PARA TREINAR: Pinheiros.
FRASE E/OU CITAÇÃO FAVORITA: “Campeões não são feitos em academias. Campeões são feitos de algo que eles têm profundamente dentro de si – um desejo, um sonho, uma visão”. (Muhammad Ali)