1ª vez: Prado Ferreira tem uma vereadora na presidência da Câmara

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Política
  6. /
  7. 1ª vez: Prado Ferreira...

Michele Cristiane Camiloti dos Reis entrou para a história de Prado como a 1ª mulher a ocupar a presidência do Legislativo

A vereadora Michele Cristiane Camiloti dos Reis, eleita presidente do Legislativo por cinco votos

Foi realizada na segunda-feira, dia 12 de dezembro, a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Prado Ferreira para a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023-2024. Certamente, esse dia ficou marcado para a vereadora Michele Cristiane Camiloti dos Reis, eleita presidente do Legislativo por cinco votos. A eleição foi um fato histórico para a política do município, pois é a primeira vez que uma mulher dirigirá o Poder Legislativo de Prado Ferreira. Michele venceu ao vereador Deivid Sirqueira Couto, que recebeu 4 votos para presidente.


O Legislativo do município de Prado Ferreira é composto por 9 vereadores e a eleição é feita individualmente.


“Havia dois candidatos concorrendo, sem registro de chapas, e pela primeira vez na história do município uma mulher foi eleita ao cargo de Presidente por maioria absoluta. É com muita honra e muito orgulho que eu assumo este cargo e vou atuar da melhor maneira possível, para atendimento dos anseios dos munícipes de Prado Ferreira”, afirmou a vereadora, que assume a partir do dia 1º de janeiro de 2023 e fica no cargo até dezembro de 2024.

A Mesa Diretora
Além de Michele ter sido eleita para a presidência, o vereador Alvaro Gonçalves da Rocha também compõe a mesa diretora para o biênio 2023-2024 como vice-presidente. A Mesa Diretora da Câmara de Prado Ferreira tem ainda o vereador Wagner Henrique Vilas Boas como o 1º Secretário e o parlamentar Deivid Sirqueira Couto como 2º secretário. A votação realizada na Câmara não foi por chapa, mas sim individual e secreta.


Para aqueles que ainda tem dúvida em relação à Mesa Diretora, este é o órgão que vai dirigir a Câmara Municipal do município nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por quatro vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo proibida a reeleição para o mesmo cargo na mesma legislatura. A Mesa Diretora é composta por presidente, vice-presidente, além de primeiro e segundo secretários.


É função da mesa garantir a regularidade dos trabalhos legislativos; designar vereadores para missões de representação da Casa; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal; promulgar emendas à LOM – Lei Orgânica do Município (a Constituição de Curitiba); e conceder licenças ou declarar vago o cargo de vereador.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Política

Eleitos e reeleitos de Cambé são diplomados

Cerimônia de diplomação confirma eleição do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração e dos vereadores e vereadoras Na terça-feira (17), a diplomação do