Vereador do PSD recebeu 12 dos 15 votos possíveis; Mesa Diretora da Câmara teve mais mudanças em sessão de posse de novos vereadores
O vereador Márcio Antônio Nickenig (PSD) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Arapongas durante a sessão de segunda-feira (29), dirigida pelo vice-presidente do Legislativo, Marcelo Junio de Souza (DC). Na mesma sessão, houve a posse de dois novos vereadores e também uma reformulação na Mesa Diretora da Casa, que tem mandato até o final dessa Legislatura, em dezembro de 2024.
A sessão de segunda-feira começou com a cerimônia de posse dos novos vereadores Miguel Messias (PSC) e Decio Rosanelli (Podemos). Os dois assumiram as vagas do ex-presidente do Legislativo, Rubens Franzin Manoel ‘Rubão’ (União Brasil), e de Paulo César de Araújo (União Brasil), o Pastor do Mercado, que perderam seus mandatos após a Justiça Eleitoral cassar a chapa do Democratas (DEM), atual União Brasil, nas eleições municipais de 2020.
Logo depois, a sessão teve uma pequena pausa para que os vereadores apresentassem suas candidaturas à presidência da Mesa. Houve apenas dois candidatos na disputa: Márcio Antônio Nickenig e Aroldo Cesar Pagan (Podemos). Numa votação nominal e aberta, a eleição foi tranquila e Nickenig recebeu 12 dos 15 votos possíveis – Aroldo teve dois votos e o vereador Adauto Fornazieri se absteve de votar.
Renúncias
Ainda durante a sessão, Márcio Nickenig renunciou ao cargo de 1º Secretário da Mesa e assumiu automaticamente a presidência do Legislativo. O vereador Levi Aparecido Xavier (PSC) também renunciou ao cargo de 2º Secretário e Rodrigo de Deus (Republicanos) deixou seu cargo nas comissões para poderem concorrer aos cargos ‘vagos’ na Mesa Diretora.
Nessa nova votação, o parlamentar Levi Aparecido Xavier foi eleito para o cargo de 1º Secretário e, Rodrigo de Deus, para a vaga de 2º Secretário. O vereador Marcelo Junio de Souza permanece no cargo de vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Arapongas.