Missão busca soluções em inovação e parcerias na área de tecnologia para o Paraná
Quinta maior economia do planeta e país mais populoso do mundo – ultrapassou a China em 2023, com 1,4 bilhão de habitantes –, a Índia é referência mundial em tecnologia. O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná. Foi para lá que o governador Ratinho Junior e uma comitiva do Governo do Estado partiram nesta quarta-feira (10). A missão também tem como integrante o deputado estadual Cobra Repórter.
Além do parlamentar rolandense, na Missão índia 2024, organizada pelo Governo do Estado, estão o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. A comitiva paranaense se reunirá com autoridades e empresários indianos do dia 11 a 16 de abril.
“A Índia é referência mundial em tecnologia. Nossa missão é buscar investimentos, parcerias em novas áreas comerciais e consolidar a marca Paraná mundialmente! Missões internacionais do Paraná, como esta, já captaram R$ 4,5 bilhões de investimentos privados em 2023 em prospecção de novos empreendimentos, parcerias comerciais e abertura de mercado para os produtos paranaenses. De acordo com o Governo do Estado, juntas, as empresas estrangeiras que anunciaram investimentos no Paraná devem gerar cerca de 2 mil novos empregos diretos e indiretos ao longo da aplicação dos investimentos”, disse o deputado Cobra Repórter.
Nas agendas da viagem estão encontros com executivos de multinacionais indianas de diferentes segmentos, bem como agendas oficiais com ministros do país. No roteiro, estão previstas visitas em cidades como Mumbai, Pune e Nova Delhi.
A agenda começa nesta quinta (11), em Mumbai, onde a Missão visitará o embaixador brasileiro na Índia, João Mendonça. Em seguida, a comitiva participa de uma agenda ligada à infraestrutura e energia com o grupo Kalpataru, corporação que atua em diversos segmentos, como os setores imobiliário, de engenharia, infraestrutura, entre outros. Em Pune, nesta sexta (12), está prevista uma visita ao Centre for Development of Advanced Computing (C-DAC) para assinatura do Memorando de Entendimento proposto entre o C-DAC, a Universidade de Ponta Grossa e a Fundação Araucária Parceria para estabelecer uma rede de computação de alto desempenho e centro de treinamento em Tecnologia da Informação (TI) de última geração no Paraná.
No mesmo dia, a pauta será entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Serum, líder global na produção de vacinas, com produção anual de 1,5 bilhão de doses para diversas doenças, incluindo Covid-19. A gigante farmacêutica indiana fornece vacinas para 170 países. Com tamanho know-how, o Tecpar busca parceria para produção de vacinas em seu laboratório na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O instituto paranaense é referência na produção não só de imunizantes, como também de medicamentos biológicos e kits de diagnóstico humano e animal.
Já em Nova Delhi, na próxima semana, a delegação se reunirá com o Ministro da Eletrônica e Tecnologia da Informação e Ferrovias, Ashwini Vaishnav, encarregado da Transformação Digital da Índia, para explorar oportunidades de projetos colaborativos em áreas de ponta, como inteligência artificial e cibersegurança. Lá, também está prevista uma reunião com o Ministro de Habitação e Assuntos Urbanos, Shri Hardeep Puri, para discutir Cidades Inteligentes e infraestrutura urbana. Nesse encontro, a comitiva paranaense vai em busca de potenciais parcerias, investimentos e oportunidades de colaboração com startups.
Em janeiro, o governador Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. Na oportunidade, eles trataram, entre outros assuntos, da missão paranaense que está agora em solo indiano.