Sessões da Câmara de Rolândia passam a ocorrer às segundas e sextas, sempre às 15h; atendimento ao público agora é das 8h às 18h, sem intervalo para almoço
![](https://umjornalregional.com.br/wp-content/uploads/2025/02/camara.jpg)
A Câmara Municipal de Rolândia retorna às atividades legislativas na segunda-feira, 17 de fevereiro, com novidades significativas. Sob a presidência do vereador Guilherme Spanguemberg, a Casa de Leis adotou mudanças que, segundo o presidente, prometem dar mais transparência, agilidade e acessibilidade ao trabalho legislativo. Entre as principais alterações estão a ampliação do horário de funcionamento e a realização de mais uma sessão ordinária por semana.
Segundo Spanguemberg, um dos objetivos dessa reformulação é garantir um atendimento mais eficiente à população. “A Câmara agora funciona das 8h às 18h, sem interrupção para o almoço, proporcionando mais tempo para que os cidadãos possam buscar informações e tirar dúvidas com os vereadores”, explicou. Até o final do ano passado, o expediente era das 12h às 18h, o que, segundo ele, limitava o acesso do público.
Outra mudança significativa foi a inclusão de uma segunda sessão semanal, que passa a acontecer agora às sextas-feiras, sempre às 15h, mesmo horário da sessão tradicional da segunda-feira. Além de aumentar o número de sessões, a nova organização legislativa pretende dar mais rapidez à tramitação dos projetos. Segundo o presidente, foi feita uma discussão sobre a demanda por mais sessões e chegou-se ao entendimento de que haveria necessidade para esse aumento.
Assim, a sexta foi reservada para pedidos de informação, projetos em segunda votação e honrarias, enquanto a segunda-feira permanece destinada à votação inicial dos projetos. As reuniões das comissões acontecem na quinta-feira, evitando que projetos discutidos nesse dia sejam votados na sexta sem o devido parecer jurídico.
“De forma inédita, a Câmara terá duas sessões por semana. Com essa nova organização, um projeto pode ser votado e aprovado em até cinco dias. Se for um projeto importante, a gente consegue eliminá-lo da pauta rapidamente. Isso dá tempo de todo mundo refletir entre a segunda e a sexta sobre o voto que deu, se mantém ou se altera, garantindo mais eficiência na tramitação”, destacou Spanguemberg. “Na segunda-feira ele já pode estar na mesa do prefeito para sanção”, concluiu.
A escolha do horário das sessões foi mantida após avaliação do fluxo de público nas reuniões anteriores. “Nós observamos que as sessões às 15 horas traziam mais participação do que aquelas realizadas à noite. No entanto, continuamos transmitindo ao vivo pela internet, garantindo que qualquer cidadão possa acompanhar os trabalhos de qualquer lugar”, afirmou Spanguemberg.
Outra prioridade da gestão de Spanguemberg é a contenção de despesas, sem comprometer o funcionamento da Câmara. “Estamos mantendo os custos nos mesmos patamares e evitando contrair novas despesas, ao mesmo tempo em que buscamos formas de facilitar o orçamento municipal e garantir investimentos importantes para a cidade”, pontuou.
Entre os projetos de destaque mencionados pelo presidente da Câmara está a segunda fase do Mercadão Ferroviário, que pode ser beneficiada com emendas parlamentares impositivas. “Já estamos em tratativas para garantir mais recursos para essa obra, além de melhorias no atendimento do PAM, que contará com a ampliação de consultórios mesmo depois de ser entregue pelo Governo do Estado”, afirmou.
Com essas mudanças, a Câmara de Rolândia busca se alinhar ao crescimento da cidade, que já ultrapassa os 70 mil habitantes. “Nosso objetivo é modernizar e tornar o legislativo mais dinâmico, transparente e acessível, sempre atendendo às demandas da população”, finalizou Spanguemberg.