A partir do término do recesso, as sessões no Legislativo de Rolândia serão realizadas durante o período da tarde: a primeira será nesta quarta-feira (22) e, normalmente, às segundas-feiras, sempre às 15 horas
As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Rolândia serão realizadas em um novo horário: às 15 horas. Os dias continuam os mesmos, sempre às segundas-feiras, com exceção em que haja feriado ou ponto facultativo nesse dia da semana. É o que acontece na volta do recesso parlamentar: a primeira sessão do Legislativo rolandense será na quarta-feira (22), às 18 horas. Até 2022,as sessões ordinárias estavam sendo realizadas às 18 horas das segundas.
O JR esteve com presidente do Legislativo, o vereador Reginaldo Silva (PSD), para entender a motivação dessa mudança. “Um dos grandes motivos que nos fez realizar essa mudança é porque estamos acompanhando essa tendência da maioria das câmaras municipais de realizarem as audiências durante o dia. Em Maringá é durante o dia, em Londrina é o dia inteiro, em Apucarana é às 10 horas da manhã, e em Arapongas também é durante o dia”, explicou o presidente.
De acordo com Reginaldo, a mudança de horário também teve foi motivada para promover mais economia financeira. “Durante as sessões às 18 horas, tenho de ter de sete a oito funcionários para atender das 18 até as 20, 21 horas. Isso gerava uma média de duas a três horas extras para cada um deles toda semana. Com a mudança, vamos economizar na hora-extra e também vamos diminuir os gastos com energia elétrica”, afirmou.
Mais uma vantagem da mudança de horário citada pelo presidente é quanto à produtividade. “Ao começarmos às sessões às 15 horas, tenho certeza que a produção vai ser até maior, uma vez que as demandas estão aumentando em nosso município e, com isso, vamos poder entregar uma sessão em até as 18 horas para todos”, ressaltou.
O presidente discordou com a opinião de algumas pessoas que apontaram a mudança como uma estratégia para impossibilitar que a população acompanhe as sessões mais de perto, afinal, no período da tarde, muitas pessoas estão trabalhando e não poderiam estar presentes durante as reuniões.
“Nosso trabalho dentro da Câmara é muito transparente, fazemos tudo com zelo e por isso eu peço que a população possa ter confiança naquilo que vamos estar votando (…). As pessoas vão poder acompanhar a sessão pelo celular, por meio da transmissão ao vivo pela internet, e por meio disso, poderão criticar, dar sugestões e vão conseguir também dar sua opinião pelo próprio site ou pelas redes sociais. Então eu penso que não vai ter perda nenhuma para a população”, pontuou Reginaldo Silva.
O presidente afirma que a mudança de horário é definitiva e todos os vereadores estão empenhados em fazer que esse novo formato seja positivo. “Se dá certo em outra cidade aqui também vai dar certo (…). Quem puder vir as portas estarão abertas e vamos estar recebendo todo mundo, todos que quiserem participar fiquem à vontade”, pontuou Reginaldo Silva.