1º LIRAa do ano aponta médio risco da dengue em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. 1º LIRAa do ano...

No levantamento o primeiro Índice de Infestação Vetorial Predial do ano resultou em 1,6%

O mosquito Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou, na quinta-feira (19), os números do 1º LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) de 2023. Segundo o documento, o IIVP (Índice de Infestação Vetorial Predial) foi de 1,6%. “Isso significa que a cada mil imóveis que temos no município, 16 deles tinham larvas de mosquito. Esse índice revela uma situação de médio risco para epidemia se a gente tivesse a circulação viral, o que não é o caso de Rolândia”, afirmou Alécio Quinhone Júnior, gerente da Vigilância Ambiental.


O gerente comentou que, no mesmo período do ano passado, o índice na cidade estava em 3%, o que mostra que neste ano ele se encontra muito mais estável, mas ainda não é o ideal, de acordo com o profissional. “É necessário que a gente se esforce para abaixar esse índice para 1%, que é o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ”, comenta Alécio.


A secretária de Saúde, Karla Ulinski, ainda trouxe informações do boletim epidemiológico da dengue, com dados referentes ao período de 31 julho de 2022 até o momento atual. Os números mostram que houve 1.875 notificações, e destes 1.770 casos foram descartados, registrando apenas 6 casos positivos.
Neste momento, o município conta com 99 casos em investigação. “Pelo que nós já temos aqui de experiência, estamos avaliando e acreditamos que grande parte desses casos também serão descartados”, explicou Ulinski.


As áreas que têm um alto risco de incidência, acima de 4% (ou seja, a cada 100 imóveis 4 tinham o foco) são os jardins Santa Mônica, Santana, Imperial, Caviúna, Itália, Costa do Sol e Terra Nova, e os residenciais Orlandino de Almeida e Belmonte.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos