Por Flávia Cícero – nutricionista especialista em oncologia
O câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. O ‘Outubro Rosa’ cria ótimas oportunidades de conversar sobre a importância de uma alimentação saudável. O JR entrevistou a nutricionista oncológica Flávia Cícero, que explicou mais como esses bons hábitos alimentares podem proteger as mulheres, e os homens, dessa doença.
A profissional explica que o câncer é multifatorial, isso quer dizer que não há somente um único fator que estimule o seu desenvolvimento. O envelhecimento também está relacionado a esse processo, pois quanto mais velhos ficamos, maiores são os danos ocorridos no DNA. Além disso, a obesidade também está relacionada a esse processo, pois quanto maior a quantidade de gordura corporal, maior é a quantidade de citocinas pro-inflamatórias liberada.
“Lembrando que o microambiente tumoral é um ambiente mais inflamatório. Sendo assim, o excesso de gordura contribui para esse processo, tornando mais difícil regular (controlar) o crescimento celular.
Comer de forma saudável, fazer atividade física, não beber, não fumar, dormir bem, não fazer uso de hormônios sem indicação médica, ter momentos de lazer e amamentar auxiliam na prevenção”, afirma a nutricionista.
O que comer?
O último relatório do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer reforça o papel de uma dieta saudável na prevenção do câncer de forma geral, incluindo o de mama. Por isso, a nutricionista reforça que ter uma alimentação rica em fibras, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, etc), e evitar os alimentos ultra processados como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, embutidos, entre outros, pode prevenir o câncer.
“Alimentos como os vegetais verdes escuros são fontes de carotenoides, o mesmo não está presente somente nos vegetais verdes escuros, mas também nas frutas e vegetais amarelos e vermelhos. As crucíferas são fontes de glicosinolato, os vegetais desta classe são o repolho, brócolis, couve-flor…”, ressalta Flávia.
Existem também as frutas cítricas, fontes de vitamina C, que são excelentes antioxidantes. O ômega 3 é um anti-inflamatório muito importante, presentes no salmão, atum, sardinha e linhaça dourada, por exemplo. “Não podemos deixar de falar sobre as frutas vermelhas, como mirtilo, açaí, amora, framboesa, também auxiliam na prevenção do desenvolvimento do câncer de mama”, pontua a nutricionista.
A profissional também lembra que os alimentos fermentados possuem em sua maioria probióticos que auxiliam no bom funcionamento intestinal, como kombucha e kefir. “Cebola, alho e alho poro também são importantes na prevenção, porém esses alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades, para que assim tenham um efeito benéfico”, afirma.
Além disso, o feijão, a lentilha, a ervilha, e o grão de bico são importantes fontes de fibras, por isso é importante adicioná-los na sua alimentação. Por último entram as ervas e especiarias, como cúrcuma, alecrim, gengibre e salsinha. “Resumindo, é preciso ter uma vida balanceada, sem restrições excessivas, lembrando sempre que equilíbrio é a chave para uma vida saudável”, orienta a nutricionista oncológica Flávia Cícero.
Flávia Cícero
Nutricionista CRN 7164
Especialista em Oncologia (Residência Multidisciplinar em Oncologia – AC Camargo Cancer Center) – Formação em Nutrição Contatos pelo fone (43) 3027-2975 ou pelo Instagram
@flaviacicero_nutricionista