Exposição no Museu Municipal, palestras, entre outras ações, serão realizadas no município como forma de prevenção e conscientização a respeito do suicídio
olândia, através dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), está engajado em uma série de atividades para promover a conscientização e a prevenção ao suicídio durante o ‘Setembro Amarelo’.
De acordo com as profissionais Adma Camargo de Souza e Patrícia Silvia de Souza, que atuam nos órgãos municipais de Atenção Psicossocial, as ações são desenvolvidas com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.
‘Arte pela Vida’
A exposição ‘Arte pela Vida – expressão dos sentimentos através de desenhos a mão livre e escrita de frases’ é um dos destaques da programação. A mostra, realizada no Museu Histórico de Rolândia, apresenta desenhos, frases e cartazes criados pelos pacientes do CAPS Infanto-Juvenil durante oficinas terapêuticas iniciadas em agosto. As produções expressam as emoções dos participantes e abordam temas relacionados à saúde mental e à prevenção ao suicídio.
Além das criações dos jovens, a exposição conta com obras desenvolvidas nas práticas terapêuticas dos CAPS II e CAPS AD, além de uma seleção de fotos que ilustram a trajetória desses serviços ao longo dos anos.
A abertura, no dia 3 de setembro, foi marcada por apresentações musicais, incluindo uma performance do Projeto de Música do CRAS São Fernando e uma música composta por dois pacientes do CAPS AD, que abordaram a prevenção ao suicídio em suas letras.
A exposição estará aberta ao público até o final de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, com visitação na Réplica do Hotel Rolândia.
‘Divertida Mente’
NA QUARTA (11), o CAPS promoveu uma oficina de cinema, no Centro Cultural Nanuk, com a exibição do filme ‘Divertida Mente’. De acordo com a equipe do CAPS, a animação foi escolhida por sua abordagem sensível e criativa sobre o funcionamento das emoções humanas, trazendo uma importante reflexão sobre a aceitação de todas as emoções, inclusive a tristeza, como parte essencial do crescimento emocional. Após a exibição, foi realizada uma roda de conversa, na qual os presentes discutiram as lições do filme em relação à campanha ‘Setembro Amarelo’.
Palestra: A importância de falar com os filhos
Na próxima quarta (18), às 19h, no Auditório da FACCAR, o CAPS Infantil e o CAPS II realizam uma palestra para os pais com o tema “A importância de dialogar com os filhos”. O objetivo é sensibilizar as famílias sobre os sinais de alerta para transtornos mentais e pensamentos suicidas, além de orientar sobre como estabelecer uma comunicação aberta e segura com os jovens. As psicólogas Hellen Maysa e Patricia Costa, junto com a enfermeira Maria da Glória, estarão à frente das palestras.
Encontro da Rede de Saúde Mental
Finalizando a programação, no dia 25 de setembro, a rede de saúde mental de Rolândia promoverá um encontro voltado a profissionais da área. O objetivo é discutir os fatores que promovem a saúde mental e a vida em comunidade, reforçando a importância de ações preventivas ao suicídio. O evento tem como foco fortalecer a troca de conhecimentos e sensibilizar os profissionais sobre o papel fundamental que desempenham na prevenção de crises e no acolhimento dos pacientes.
Onde buscar ajuda?
Em Rolândia, existem serviços especializados que desempenham um papel vital nessa prevenção. São eles: CAPS AD – Álcool e Outras Drogas, que fica localizado na Rua Alzira TiburskI, nº 102; CAPS II – Transtornos Mentais Adulto, localizado na Av. Tiradentes, nº 102, e o CAPS Infanto Juvenil, que fica na Rua Guimaraes Rosa, nº 84. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones (43) 3906-1011 e 3906-1005.