Ação especial da Saúde em dois postos no sábado vacinou, com 1ª dose, 290 pré-adolescentes com 10 e 11 anos
O município de Rolândia já tem 290 pré-adolescentes de 10 e 11 anos imunizados com a primeira dose da vacina contra a dengue. A vacinação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde no sábado (24) em duas Unidades Básicas de Saúde: a do Santiago e a do Planalto. A UBS do Santiago vacinou 146 pessoas e a do Planalto, 144.
Vacinação continua
Nesta segunda-feira (26), todas as Unidades Básicas de Saúde de Rolândia recebem receber doses da vacina contra a dengue. De acordo com a Saúde, não é necessário agendamento: basta levar a carteira de vacinação e um documento com foto e ir acompanhado com um responsável.
As doses
Na sexta-feira (23), a Saúde de Rolândia foi até a 17ª Regional de Saúde, em Londrina, para buscar 1854 doses do imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda. Depois da ação do sábado, o município ainda tem 1.564 doses disponíveis para as crianças de 10 e 11 anos, que é o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde (MS).
Essa quantidade de doses corresponde ao número exato de pré-adolescentes com 10 e 11 anos na cidade, segundo o MS. Quem toma a primeira dose da Qdenga, deve tomar a segunda dose dentro de 90 dias. “Isso completa o esquema vacinal”, explica Erika Ludwig, secretária de Saúde de Rolândia.