Pesquisar
Close this search box.

Arapongas terá Faculdade de Medicina

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Arapongas terá Faculdade de...

Autorização do Ministério da Educação para a Faculdade de Medicina é comemorada no município

foto: Assessoria PMA

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a oferta da Curso de Medicina em Arapongas – a notícia foi dada pelo prefeito Sérgio Onofre na sexta-feira passada, dia 30 de agosto. De acordo com as informações preliminares, o curso de graduação será desenvolvido pela Faculdade Honpar e será sediado na nova estrutura do Hospital Norte Paranaense. “Um dos dias mais importantes para Arapongas. Agora é real, é concreto. Temos a Faculdade de Medicina no nosso município. Um grande presente. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa luta. Isso marca uma nova fase na história do desenvolvimento do nosso município”, comemorou Onofre.


A luta por uma Faculdade de Medicina vem desde 2017. “Arapongas, que já é um polo de serviços na área da saúde, tende a avançar muito mais com a vinda dessa faculdade”, relembrou o prefeito. De acordo com a portaria (nº 434, de 29 de agosto de 2024), o curso superior de graduação em Medicina (bacharelado) está autorizado a oferecer 60 vagas anuais, mantida pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer.


Estrutura
A Faculdade de Medicina vai ocupar a estrutura atual do Honpar. Isso será possível porque todo o atendimento hospitalar já foi deslocado para a nova sede – às margens da PR-444. As salas de aula e os laboratórios já foram montados e equipados na estrutura do Honpar, além de já terem passado por avaliação de comissão técnica.


Com a nova estrutura do Honpar, Arapongas conta com o maior pronto-socorro do Paraná. Com 140 leitos, fora o que será disponibilizado através das alas específicas para UTI, Radioterapia e Oncologia. A estrutura conta ainda com Lavanderia, Refeitório e outras seções. Para se ter ideia da dimensão, a estrutura atual do Honpar, localizada na Avenida Gaturamo, tem uma área de 24 mil m2. A nova terá mais de 30 mil m2. O novo Pronto-Socorro terá 5 mil m2. A lavanderia, outros 1.400 m2. A UTI, mais 2.000 m2, e a Oncologia, 6 mil m2. Sem contar as demais dependências e até uma capela, com projeto que lembra a arquitetura da catedral de Maringá. Depois de tudo pronto, serão 780 leitos, sendo 350 leitos de UTI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé contra o ‘Aedes’

Prefeitura terá mais seis mutirões de limpeza contra a Dengue este ano A chegada do verão, a temporada de chuvas e as temperaturas elevadas acenderam