Arapongas terá Faculdade de Medicina

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Arapongas terá Faculdade de...

Autorização do Ministério da Educação para a Faculdade de Medicina é comemorada no município

foto: Assessoria PMA

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a oferta da Curso de Medicina em Arapongas – a notícia foi dada pelo prefeito Sérgio Onofre na sexta-feira passada, dia 30 de agosto. De acordo com as informações preliminares, o curso de graduação será desenvolvido pela Faculdade Honpar e será sediado na nova estrutura do Hospital Norte Paranaense. “Um dos dias mais importantes para Arapongas. Agora é real, é concreto. Temos a Faculdade de Medicina no nosso município. Um grande presente. Quero agradecer a todos os envolvidos nessa luta. Isso marca uma nova fase na história do desenvolvimento do nosso município”, comemorou Onofre.


A luta por uma Faculdade de Medicina vem desde 2017. “Arapongas, que já é um polo de serviços na área da saúde, tende a avançar muito mais com a vinda dessa faculdade”, relembrou o prefeito. De acordo com a portaria (nº 434, de 29 de agosto de 2024), o curso superior de graduação em Medicina (bacharelado) está autorizado a oferecer 60 vagas anuais, mantida pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer.


Estrutura
A Faculdade de Medicina vai ocupar a estrutura atual do Honpar. Isso será possível porque todo o atendimento hospitalar já foi deslocado para a nova sede – às margens da PR-444. As salas de aula e os laboratórios já foram montados e equipados na estrutura do Honpar, além de já terem passado por avaliação de comissão técnica.


Com a nova estrutura do Honpar, Arapongas conta com o maior pronto-socorro do Paraná. Com 140 leitos, fora o que será disponibilizado através das alas específicas para UTI, Radioterapia e Oncologia. A estrutura conta ainda com Lavanderia, Refeitório e outras seções. Para se ter ideia da dimensão, a estrutura atual do Honpar, localizada na Avenida Gaturamo, tem uma área de 24 mil m2. A nova terá mais de 30 mil m2. O novo Pronto-Socorro terá 5 mil m2. A lavanderia, outros 1.400 m2. A UTI, mais 2.000 m2, e a Oncologia, 6 mil m2. Sem contar as demais dependências e até uma capela, com projeto que lembra a arquitetura da catedral de Maringá. Depois de tudo pronto, serão 780 leitos, sendo 350 leitos de UTI.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos