Depois de mais de 6 anos e seis meses, Hospital São Rafael volta à gestão da Associação Beneficente homônima
Na segunda-feira (11), um ato simbólico no saguão da prefeitura municipal de Rolândia marcou o fim da intervenção municipal sobre o Hospital São Rafael. Na cerimônia, a gestão do hospital rolandense saiu da prefeitura e retornou à Associação Beneficente São Rafael, que sempre esteve à frente do estabelecimento de Saúde até a intervenção em 2015.
A nova diretoria da Associação Beneficente São Rafael tem Paulo Boçois de Oliveira, diretor do hospital, como presidente, Edson Fernandes Martins como tesoureiro e José Carlos Beraldo como secretário. Já com Conselho Fiscal tem os contadores Márcio Lopes do Carmo, Rafael Almeida Negrão e Fábio Lopes do Carmo.
Os serviços prestados destinam-se à população de Rolândia e da Microrregião composta por mais oito municípios: Pitangueiras, Guaraci, Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu e Florestópolis.
Em 25 de novembro de 2021, o Hospital São Rafael completou 65 anos. Foi fundado em novembro de 1957 por um grande grupo de imigrantes alemães com o nome de ‘Fundação Arthur Thomas’
Breve história
A intervenção municipal do Hospital São Rafael começou com o decreto Nº 7901, de 15 de setembro de 2015, assinado pelo prefeito interino José de Paula e por Elvio Flávio de Freitas Leonardi, secretário de Administração.
A ação foi feita para que o local não fechasse as portas devido às enormes dificuldades pelas quais passava. A intervenção foi renovada algumas vezes e, a última, assinada por Maistro, terminou no dia 10 de abril.