Pronto Atendimento Municipal (PAM) terá cerca de 1200 quadrados; recurso foi anunciado pelo secretário estadual de Saúde em evento no centro cultural Nanuk
Durante um evento na quarta-feira (11), no centro cultural Nanuk, em Rolândia, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, anunciou um investimento de 3 milhões e meio de reais para a construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM) na cidade. A nova unidade deverá ser instalada na região do Jardim Kasato Maru e terá uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados em um custo aproximado total de R$ 5 milhões, o restante do recurso deve vir de contrapartida do município e em possíveis emendas de deputados. “Lá na frente, quando a obra estiver em torno de 70%, também vamos ajudar com o enxoval”, prometeu Beto Preto.
O local oferecerá serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes, com capacidade de até 2,1 mil atendimentos ao mês, de baixa e média complexidade. Com assistência 24 horas, o novo complexo médico, tem como proposta fortalecer a rede de urgência e emergência na cidade.
Além do investimento no PAM, Beto Preto também anunciou a destinação de mais 7 milhões e meio de reais para um Centro de Especialidades Médicas. No entanto, não foi especificado se esse montante também será a fundo perdido. Esses recursos são de extrema importância para a melhoria do sistema de saúde municipal e representam um grande avanço na oferta de atendimento à população.
Durante uma entrevista, Beto Preto ressaltou que o investimento faz parte de uma abordagem abrangente do governo para melhorar a saúde em todas as regiões, tanto do interior quanto das áreas urbanas. O secretário destacou a importância de um novo prédio planejado especificamente para atender a população, o qual será uma nova referência no atendimento em Rolândia.
O secretário de Saúde reconheceu o crescimento populacional significativo da cidade e a necessidade de uma infraestrutura que possa comportar o aumento do fluxo de pessoas em busca de atendimento, enfatizando que o PAM será um investimento valioso para o município.
De acordo com Beto, esses investimentos não apenas atendem às necessidades imediatas da população, mas também refletem a visão de longo prazo para o desenvolvimento da saúde em Rolândia, preparando a cidade para um futuro em que a demanda por serviços de saúde será maior.
“Rolândia aponta para dentro de 10 anos bater quase 100 mil habitantes. Por isso, com essa geração de emprego e renda forte no agro transformador, nós precisamos estar juntos atendendo as demandas do município, em parceria com o prefeito que sabe da necessidade de um prédio que possa comportar esse fluxo de pessoas”, ressaltou.
Para o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, a nova unidade responde a um anseio antigo da população. “Temos muito a agradecer por este momento histórico em nosso município. Essa é uma obra que irá impulsionar a qualidade do atendimento não somente em Rolândia, mas em toda a região, e isso somente é possível graças à parceria com o Governo do Estado”, afirmou Maistro.
O prefeito também falou da ‘Cidade da Saúde’, na região do Kasatu Maru, onde será construído o PAM, o futuro Centro de Especialidades, as sedes do TEC e do Samu, o CAPs. “Queremos unir a Saúde do município naquele local para facilitar para as pessoas”, afirmou.
Também participaram do evento de repasse de recursos os deputados estaduais Cobra Repórter e Cloara Pinheiro; a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Lucia Lopes; o presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia, Reginaldo Silva; a secretária de Saúde de Rolândia, Erika Ludwig, o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital; além de autoridades e lideranças locais.