Cambé se destacou por atos de busca ativa para diagnóstico da doença
Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, recebeu um certificado de menção honrosa da Sesa por ações contra a hanseníase no município. Cambé se destacou por atos de busca ativa para diagnóstico da doença, e também ficou em 1º lugar entre as cidades da 17ª Regional de Saúde na avaliação de contatos nos últimos cinco anos, e com maior percentual de avaliações de contatos com casos novos entre 2019 e 2023.
Anna Paula Brambilla, enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Cambé, explicou que as principais ações contra a doença tiveram início no final de agosto de 2023. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu uma formação de avaliação neurológica simplificada, prevenção de incapacidades, diagnósticos e pensão em hanseníase. No evento, foi solicitada uma meta de ação para melhorar o diagnóstico precoce de hanseníase, a avaliação de contatos e a capacitação das equipes.
A primeira meta elaborada foi a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde da Atenção Básica para busca ativa de pacientes com hanseníase. Já em janeiro, o mês de conscientização sobre a hanseníase – Janeiro Roxo, foi realizada uma formação para técnicos em enfermagem do Programa de Saúde da Família para avaliação de pacientes com hanseníase nas UBS. Além da capacitação, os profissionais da Atenção Básica fizeram um levantamento dos contatos dos pacientes já diagnosticados com hanseníase para avaliação.
Após todas essas ações pactuadas, Cambé recebeu o certificado de Menção Honrosa e também um Estesiômetro para avaliação dos pacientes – kit com várias pontas para avaliar a sensibilidade da pele, uma das formas utilizadas para avaliação da enfermidade.