Prefeitura alerta a população para manter os cuidados contra a dengue mesmo em períodos sem chuvas

A Secretaria de Saúde Pública da Prefeitura de Cambé, alerta à população para manter os cuidados contra a dengue mesmo em períodos sem chuva. A estiagem de inverno contribui para a diminuição de casos confirmados. No entanto, os agentes de combate às endemias seguem encontrando focos do mosquito em ambientes como piscinas e vasos de plantas, e solicita a colaboração da população para evitar que a doença avance novamente.
A secretária municipal de Saúde Pública, Talita Bengozi, ressaltou que mesmo sem chuva, o cuidado deve permanecer principalmente com foco em pessoas com risco de complicações com a doença, como idosos, crianças e adolescentes. Mesmo com a estiagem, as ações da Prefeitura não param, com monitoramento da doença em toda a cidade, através da ovitrampas; verificação de quintais e orientação da população.
A Prefeitura também monitora as mudanças climáticas, com previsão da volta das chuvas a partir da próxima semana, já na segunda-feira (28), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Com isso, a população também pode se precaver e eliminar dos quintais qualquer objeto que possa acumular água e virar criadouro. Mesmo com temperaturas mais amenas, o mosquito segue se proliferando.
“Estamos vivendo um momento agora de falta de chuvas e isso faz com que as pessoas, deixem de cuidar. Ainda identificamos foco de dengue nas piscinas, vasos de plantas, vasilha de água dos animais domésticos, entre outros. E as equipes estão a postos, vigilantes. Estamos acompanhando o movimento climático, e sabemos que podemos ter um período de chuvas nas próximas semanas. Então, as equipes estão sempre alerta a isso também”, disse Talita.
A secretária também salienta para que a população alvo, de 10 a 14 anos, se vacine contra a dengue. Cambé hoje conta com uma cobertura de somente 47% desse público, que pode sofrer complicações com a doença. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e não demanda agendamento.
Três mortes
O novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) trouxe, nesta semana, o registro de mais três mortes decorrentes de dengue na cidade de Cambé, sendo duas mulheres, de 58 e 89 anos, e um homem de 79 anos, todos com comorbidades. Apesar da divulgação agora, os óbitos aconteceram entre o final de abril e início de maio.
A secretária de Saúde explica que os casos aconteceram quando ainda se tinha uma alta no índice em Cambé. A confirmação veio somente nesta semana por conta da investigação nos casos e exames exigidos pelo Estado.
“A investigação depende da análise minuciosa do prontuário, dos atendimentos em que essas pessoas passaram e por isso há um pouco de demora para fechar os casos e poder, com certeza, colocar isso no boletim. Lembrando que eram pessoas que tinham comorbidades, tinham outros problemas de saúde e que isso também agrava o quadro. É nesses casos que a gente deve ter mais atenção e manter o cuidado”, concluiu Talita Bengozi.