Prefeitura retoma atendimentos odontológicos de urgência e emergência no período noturno a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (5), Cambé voltar a ter plantões para atendimentos odontológicos de urgência e emergência no período noturno. Paralisada durante a pandemia, a ação será retomada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cambé IV (Rua Otaviano Rodrigues Filho, 50), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 17 às 22 horas.
“A partir das 17 horas, a Unidade vai distribuir 12 senhas destinada para serviços de urgência e emergência odontológicas. Tratamentos cotidianos seguem sendo realizados no dia a dia nas UBS”, explica Thiago Hayashi, coordenador de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde Pública. O serviço é para casos de alívio de dores como cárie e canal, infecções de boca como abscesso, gengiva e rosto inchado, trauma dentário imediato e hemorragias. Sempre com documento com foto e cartão do SUS.
A Secretaria recomenda que se procure a UBS mais próxima, no horário de expediente normal, para atendimentos eletivos como restaurações com possibilidade de agendamento; extração de dentes de caráter eletivo; sangramento gengival crônico; doente crônico descompensado para tratamento eletivo; e outros procedimentos cujo agendamento é possível sem oferecer risco ao paciente. “O retorno das atividades do plantão é importante, pois assegura o atendimento de urgências e emergências em um horário alternativo, fundamental para estabelecer um alívio imediato da dor causado por traumas, abscessos, cáries extensas ou hemorragias. Isso oferece conforto até que o paciente possa buscar um tratamento para os problemas de saúde bucal em UBS de origem”, ressaltou Hayashi.
“O retorno do plantão odontológico é um desejo de muito tempo para a saúde dos munícipes. É um problema que já existia há muitos anos, desde a suspensão na pandemia e também pelas instalações ruins que tinham lá no antigo prédio no Hospital Londrina. Agora, a Secretaria de Saúde se organizou e está abrindo novamente esse serviço com os mesmos critérios que a população já conhecia. E é uma alegria e satisfação muito grande que os munícipes terão atendimento oportuno para situações de urgência odontológica e garantindo que depois tenham continuidade do atendimento com a equipe de odontologia das UBS. Essa era uma reivindicação do Conselho de Saúde, uma cobrança mesmo do Conselho, e hoje a gente consegue atender a comunidade, ao município, com o retorno desses atendimentos. Esperamos bons resultados”, afirmou a secretária municipal de Saúde Pública, Talita Bengozi.