Aniversário, no dia 02 de julho, marca ciclo de reestruturação e transparência do importante estabelecimento de saúde

Na quarta (2) houve comemoração dupla na Santa Casa de Cambé: é o Dia do Hospital e também aniversário da instituição filantrópica cambeense, que completou 59 anos. A unidade de média complexidade realiza 95% dos procedimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde, atualizada com as melhores práticas de acolhimento humanizado, principalmente na maternidade e pediatria, com procedimentos que priorizam o bem-estar dos pacientes.
A Santa Casa de Cambé passou por uma ampla reestruturação, que agora permite o início de um ciclo de crescimento. A estrutura física de quase todas as alas foi renovada, permitindo a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva moderna; tomógrafo de última geração; maternidade acolhedora e centro cirúrgico equipado e renovado.
Além de ser referência para cinco municípios de sua microrregião, A Santa Casa de Cambé tem sido de fundamental importância em todo norte do estado, ao receber pacientes de cirurgias eletivas referenciados, dando vazão à fila de espera do Sus, por meio de programas como o Opera Paraná.
O corpo clínico da instituição foi renovado e ampliado. Atualmente, o hospital realiza atendimentos de urgência 24h e também cirurgias em diversas áreas, tais como Obstetrícia, Ortopedia, Geral, entre outras, com destaque para Ginecologia, Otorrinolaringologia e Pediatria, que são diferenciais da Santa Casa de Cambé.
Rumo aos 60
O próximo ciclo da Santa Casa de Cambé deve ser marcado pela recuperação do Pronto Socorro e de suas enfermarias. Este é o setor que falta para que os 5.400 m² do prédio sejam totalmente revitalizados. Por se tratar de um hospital filantrópico, a instituição conta com a liberação de recursos públicos e auxílio voluntário da comunidade para chegar às “Bodas de Diamante” oferecendo serviços de alto nível. Também há previsão de novas especialidades a serem incorporadas, incluindo Neurologia.
A história
A Santa Casa de Cambé é uma instituição filantrópica que presta assistência médico-hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e participa do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do Sistema Único de Saúde (Hospsus). Funciona 24h e recebe pacientes referenciados pela central de vagas, Siate e Samu.
Inaugurada em 1966, pelo padre Symphoriano Kopf, presta serviços de média complexidade e é reconhecido como referência para mais de 140 mil habitantes de Cambé e municípios vizinhos, tais como Miraselva, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis e Prado Ferreira.
A estrutura conta com 101 leitos e a média mensal de atendimentos é expressiva: 2.820 pacientes, sendo 2.487 em casos de urgência, 60 partos, 213 cirurgias e cerca de 14.350 procedimentos diversos.
O hospital também realiza aproximadamente 700 exames de tomografia por mês, além de radiografias e ultrassonografias. Embora a maioria dos atendimentos seja pelo SUS, a Santa Casa de Cambé também recebe pacientes particulares e de planos de saúde.