Prefeitura promove ações, neste sábado, com orientações para a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde está programando ações em prol do Dia Nacional de Combate à Dengue, marcado para este sábado, dia 27 de novembro. A intenção é orientar a população sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e os meios para evitar que ele se prolifere. No sábado, a pasta vai montar uma barraca no calçadão do Centro e uma blitz educativa vai ser organizada em dois pontos da cidade – Avenida Inglaterra e Avenida Gabriel Freceiro de Miranda. A população vai receber panfletos e adesivos com orientações, além de sanar dúvidas e receber informações sobre os mutirões.
Daniela Borges Rigone, coordenadora das Ações de Campo do Setor de Endemias, explica que o trabalho vai ser semelhante ao que já vem sendo feito nas casas. “É uma ação educativa e com o intuito de realmente conscientizar as pessoas”, pontua. O último Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti, de outubro, mostrou que a cidade atingiu um Índice Predial de 1%, indicando que, estatisticamente, 6.282 imóveis da cidade possam ter criadouros ativos do mosquito da dengue.
Os números apontam que a cidade está em estado de alerta para a doença. Rigone explica que esses dados são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate ao mosquito, ainda mais nesses meses mais quentes e com maior volume de chuvas. “Vamos abordar motoristas, pedestres, lojistas e quem passar para que essas informações essenciais sobre a dengue alcancem o maior número de pessoas”, ressalta.
Daniela Rigone pontua que o combate à dengue deve ser feito diariamente e que a participação ativa das pessoas é fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito. “Nós temos que cuidar das nossas casas, dos espaços comunitários e públicos, só com isso podemos diminuir a incidência do mosquito e da doença”, concluiu.
O município também continua com seus Mutirões contra a Dengue com o recolhimento de lixo que possam servir de nascedouro para o Aedes. Esses mutirões estarão em vários bairros da cidade em datas programadas (leia matéria ao lado).