Caminho Rosa: prevenção ao câncer ainda é o grande desafio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Caminho Rosa: prevenção ao...

Dados da 17ª Regional da Saúde de Londrina mostram queda na adesão aos exames de mama e de colo de útero

Em mais uma matéria da série Caminho Rosa: Retratos de Superação, idealizada pelas médicas mastologistas Beatriz Daou Verenhitach e Camila Sachi Nery Kanzaki, em parceria com a fotógrafa Melina Caldani, o tema volta-se para a realidade local: os números da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero em Rolândia e região. A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou dados que revelam avanços e desafios na prevenção ao câncer de colo de útero e de mama.


Entre 2020 e 2023, a procura por exames preventivos cresceu de forma significativa na 17ª Regional de Saúde. Em 2020, foram realizados 1.668 exames de Papanicolau e 1.458 mamografias. Em 2023, os números saltaram para 5.517 e 3.318, respectivamente. Em 2024, entretanto, houve queda, com 3.850 preventivos e 3.138 mamografias. Em 2025, até julho, foram registrados 2.572 exames preventivos e 1.895 mamografias.


Os resultados alterados também são acompanhados pela gestão rolandense. Em 2020, 16 exames preventivos e 19 mamografias apresentaram alterações. Esse número chegou a 38 preventivos e 43 mamografias em 2022 e a 35 e 58 em 2023. Em 2024, houve redução para 21 e 46, e em 2025, até julho, já são 5 alterações em preventivos e 37 em mamografias.
Segundo a secretária de Saúde de Rolândia, Érika Ludwig, os números mostram avanços, mas também preocupam. “Houve um crescimento expressivo até 2023, mas a queda em 2024 e a estabilização em 2025 acendem um alerta. Muitas mulheres em idade recomendada não estão realizando os exames de forma regular, o que pode comprometer o diagnóstico precoce”, afirmou Érika.


As pacientes que apresentam resultados alterados são encaminhadas ao Cismepar, em Londrina, para acompanhamento especializado. Érika destacou ainda que campanhas como o Agosto Lilás e o Outubro Rosa são responsáveis pelos picos de adesão observados em agosto e outubro, quando são realizados mutirões e mobilizações. “O maior desafio é sensibilizar as mulheres para a importância do exame. Temos investido em horários alternativos, ações comunitárias e até em pequenos incentivos para ampliar a adesão”, acrescentou.


Nesse contexto, iniciativas de mobilização comunitária ganham ainda mais relevância. Uma delas é a campanha Caminho Rosa. A ação acompanha a trajetória de quatro mulheres em tratamento no Ambulatório de Mastologia do Hospital Universitário da UEL e tem como foco sensibilizar a população sobre diagnóstico, sinais de alerta e funcionamento dos exames e biópsias.


O Caminho Rosa já integra o calendário oficial do Outubro Rosa de Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A programação conta com exposição fotográfica itinerante, rodas de conversa e diversas ações educativas. Para as idealizadoras, o objetivo é dar rosto e voz às mulheres em tratamento e, ao mesmo tempo, reforçar a mensagem de que a prevenção salva vidas.


Para apoiar a iniciativa, empresas e instituições podem entrar em contato diretamente com a equipe de mastologia do HU-UEL. Os contatos podem ser feitos com a Dra. Beatriz Daou Verenhitach ([email protected] / 43 99970-5326) ou com a Dra. Camila Kanzaki ([email protected]).


O projeto Caminho Rosa também pode ser acompanhado no Instagram (@caminho.rosa).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: