Na próxima quinta, o Conselho Municipal de Saúde de Rolândia realiza a eleição da nova Mesa Diretora; evento será na Câmara Municipal
Após a realização da 12ª Conferência Municipal de Saúde em dezembro, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Rolândia já tem um primeiro evento nesse início de 2023. Na próxima quinta-feira, 19 de janeiro, data da primeira reunião do ano, a pauta principal será a posse dos novos conselheiros, eleitos na Conferência Municipal de Dezembro de 2022, e a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho. A reunião terá início às 19 horas na Câmara Municipal de Vereadores.
A reunião Plenária Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde tem a participação dos delegados indicados, da equipe organizadora da Secretaria de Saúde, da Secretaria Executiva do Conselho, de convidados e da população em geral. Nesse dia, estarão representados os três segmentos integrantes do CMS: oito titulares e oito suplentes representantes de usuários (indicados por diversas entidades da sociedade civil organizada), quatro titulares e quatro suplentes indicados pelas entidades representativas dos servidores na Saúde, além de quatro titulares e quatro suplentes indicados pelo gestor e prestadores de serviços.
Esses membros integram as seguintes instituições: Sociedade Ambiental Cultural e Educacional (Soame); Igreja Assembléia de Deus (Jardim Novo Horizonte); Igreja Assembléia de Deus (Vila Oliveira); Igreja Brasil Para Cristo (Rua Nastúrcio); Conselho de Pastores de Rolândia; Centro Municipal de Educação Infantil- Cmei Escola Municipal do Parigot; Associação De Moradores do Jardim Planalto; Igreja Reviver; Assemur – Associação Dos Servidores Públicos Municipais De Rolândia; Sisrol – Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais De Rolândia; C.R.O. – Conselho Regional De Odontologia; C.R.P. – Conselho Regional de Psicologia; Casa de Saúde; Hospital São Rafael de Rolândia; Labormed; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rolândia e Secretaria Municipal de Saúde.
“A posse dos novos conselheiros ocorrerá na Plenária Extraordinária do dia 16. Imediatamente após a posse, será iniciado o processo de eleição da Mesa Diretora”, explica o atual presidente do CMS, Roberto Heinz Müller. A Mesa Diretora é composta por Presidente; Vice-Presidente, Primeiro (a) e Segundo (a) Secretário (a). Os conselheiros titulares interessados em concorrer manifestam sua intenção após a chamada da Mesa Miretora e devem declarar o voto de forma aberta.
“A composição da Mesa Diretora deve respeitar a paridade, ou seja, dois usuários, um gestor ou prestador e um trabalhador na saúde. Após a posse e eleição da mesa, ambos para mandato de quatro anos, o prefeito Ailton Maistro deverá mandar publicar decreto de nomeação de todos os integrantes”, afirma Roberto.
Para o presidente do CMS, essa eleição é de extrema importância, pois cada integrante da Mesa Diretora tem um papel fundamental dentro deste Conselho. “A Mesa Diretora é a responsável por conduzir as ações e decisões do órgão colegiado, orientando politicamente a presidência e com o compromisso de representar da melhor maneira possível o coletivo”, pontuou Roberto Müller.