Reunião Ordinária de agosto vai abordar metas para o Plano Municipal de Saúde para os anos 2022 a 2025
Nesta quinta (26), o Conselho Municipal de Saúde de Rolândia (CMS) realiza uma reunião ordinária em que será abordado o tema do Plano Municipal de Saúde para os anos 2022 a 2025. A reunião será realizada às 19h, e poderá ser acompanhada ao vivo, pois será feita uma transmissão simultânea em tempo real pela página oficial do conselho no Facebook (/cmsrol).
“Nessa reunião, a gestão da Secretaria Municipal de Saúde passa para o Conselho informações sobre o Plano Municipal de Saúde para os anos 2022 a 2025, há toda uma explicação sobre a estrutura que o SUS possui na cidade, e são compactuadas metas e diretrizes a serem seguidas no comprimento de metas para todos esses anos”, explicou Matheus Soares da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Matheus é representante dos usuários do SUS pela entidade IPI Rolândia.
Nesse encontro, a Secretaria de Saúde Municipal vai desenvolver metas, que vão passar pelo Conselho, e o mesmo opta por aprová-las, ou fazer sugestões e adequações necessárias, ou simplesmente não aprova alguma diretriz ou meta. “Depois que esse Plano é feito, ele é encaminhado para a prefeitura aprovado pelo Conselho de Saúde. Todas as ações de saúde dos próximos anos serão baseadas nesse plano operacional, então tudo que ficar deferido ali vai servir nos outros, para o conselho fiscalizar se está sendo cumprido ou não”, disse Matheus.
O presidente do CMS ainda explicou que há vários itens que precisam de uma pontuação necessária para terem uma aprovação do Conselho da prestação de serviços em cada quadrimestre. “Então vão ser definidos alguns pontos e algumas diretrizes, mas isso não é fixo, é algo que conforme as demandas podem sofrer alterações, mas sempre passando pelo Conselho e pela deliberação do Conselho que representa a comunidade e os servidores. Todas essas metas elencadas para os próximos anos ficam à disposição do Conselho para que haja uma fiscalização posterior”, reforçou.
O presidente classificou essa reunião como algo decisivo e de grande importância para o setor de saúde do município. “É algo muito importante porque a gente vai definir como vamos trabalhar nos próximos anos, então se for o momento de inserir uma ideia, uma sugestão para a Secretaria de Saúde, o Conselho fará isso nesse momento, e isso é aprovado para dar sequência nos trabalhos nos próximos anos”, pontuou.