A primeira campanha de vacinação de 2023 contra a Covid-19 com a nova vacina da Pfizer terá como público-alvo inicial os idosos domiciliados
A Secretaria de Saúde de Rolândia irá receber, até o final deste mês de fevereiro, o primeiro lote de vacinas Pfizer bivalentes contra a Covid-19. Essas vacinas fazem parte da primeira remessa da nova geração de imunizantes contra a doença e serão utilizadas na próxima campanha como estratégia de intensificação da vacinação, a qual, conforme o calendário nacional, terá início no dia 27 de fevereiro.
Assim que as doses chegarem no município, a secretaria já dará início ao cronograma da primeira campanha de vacinação de 2023, conforme explicou o diretor em Vigilância do município, Rafael Dias. “Quando recebermos a vacina bivalente nós vamos começar a campanha pelo pelos idosos domiciliados que estão nas instituições de longa permanência. É aquele grupo de risco maior, que foi o mesmo por onde começamos lá na primeira vacinação, em 2021”, informou.
Com relação às outras vacinas, o diretor comentou que o município está recebendo a Pfizer baby para os bebês de 6 meses a 4 anos e 11 meses, e a pediátrica, para as crianças de 5 a 11 anos (ou seja, de 5 a menos de 12 anos de idade). “Ambas estão disponíveis nas unidades de saúde do município e continuamos com a vacinação em todas as faixas etárias”, ressalta o diretor.
Ainda de acordo com Rafael, em 2023 poderá haver mais uma dose de reforço, ou seja, uma quinta dose. “Provavelmente essa dose de reforço será feita com a Pfizer bivalente, mas tudo depende da quantidade de doses que serão disponilizadas pelo Ministério da Saúde”, finalizou.