Município recebeu 340 doses; imunização começa por idade decrescente e para crianças com deficiência permanente – cadastro é obrigatório
Rolândia inicia a imunização contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro. O município recebeu 340 doses da vacina Pfizer para crianças e, de acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação começa nas crianças mais velhas, de 11 anos, e nas crianças, de 5 a 11 anos, com deficiência permanente, comprovada por prescrição médica. “Essas crianças têm de estar com o cadastro feito”, ressaltou Tathyana Gerdulli, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rolândia.
Os pais ou responsáveis devem estar presentes na aplicação do imunizante. A vacinação será iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente. Depois, será em ordem decrescente de idade: iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos. Nesta sexta, as crianças de 11 anos já podem receber a primeira dose do imunizante. A vacinação será nas UBSs Central (rua Alzira Tiburski 102) e do Parigot de Souza (rua Sibiruna s/n), das 08h30 às 16 horas.
“A imunização se mostrou eficaz na redução de casos, mortalidade e número de internamento”, explica Tathyana Gerdulli. A gerente também lembra que essa nova cepa, a Ômicron, tem mostrado que as crianças estão mais vulneráveis. “Vacina boa é vacina no braço”, resumiu a gerente.
Cadastro
O cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi aberto há algumas semanas em Rolândia. Condição indispensável para receber a dose da vacina, o cadastro pode ser feito no site da prefeitura de Rolândia (www.rolandia.pr.gov.br). Basta entrar e clicar no banner ‘Portal da Saúde’ e, em seguida, no banner ‘Cadastro Vacina Covid-19 – população de 5 a 11 anos’.